No final de semana em que adotou o lockdown, a prefeitura de São Jorge registrou a segunda morte por coronavírus na cidade. É um homem de 83 anos que estava internado desde 3 de agosto. A vítima morreu na UTI no Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, no domingo (16). Ele era obeso e hipertenso, condições de saúde que são consideradas fatores de maior risco para o agravamento da doença.
A primeira morte do município ocorreu na sexta-feira (14), poucas horas antes de se iniciar o fechamento da circulação de pessoas na cidade. A vítima foi um homem, também de 83 anos e hipertenso, que estava internado no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Estas mortes ainda não estão contabilizadas nos números da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e, portanto, ainda não constam na estatística nacional. A SES atualiza o boletim diariamente, mas pode levar alguns dias para cada vítima entrar na contagem, o que gera uma discrepância momentânea.
Diante do avanço da doença na cidade, com 121 casos confirmados nos números apurados pela prefeitura e a entrada na lista de municípios do RS com mortes, o prefeito Jorge Pivotto (PT) vai avaliar se fará novo lockdown no próximo final de semana. Segundo ele, a situação será analisada na terça-feira (18) junto às equipes da área da saúde, mas a avaliação do comportamento da população neste final de semana é positiva:
— O pessoal ficou muito assustado e estava pedindo algumas atitudes no sentido de dar uma freada, uma paralisada. Então foi bem tranquilo. Eu acho que a gente se preocupou muito nessa pandemia e esqueceu o final de semana, essas aglomerações de gurizada, festinha, aniversário. Deu pra sentir assim que o pessoal acatou bem. Foi muito bom.
O lockdown no município de cerca de 3 mil habitantes restringiu a abertura do comércio e a circulação de pessoas entre a noite de sexta (14) e a manhã desta segunda-feira (17). Conforme o prefeito, não houve necessidade de aplicar advertências ou penalidades.