A Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Natal Luz de Gramado, cancelou os espetáculos deste ano. A decisão ocorreu na tarde desta quinta-feira por unanimidade entre os integrantes do Conselho Gestor da entidade, com representantes da sociedade e da administração pública.
Segundo o presidente da Gramadotur, Rafael Carniel, nos últimos meses, a entidade tem trabalhado com prospecções nos diferentes cenários diante da realidade trazida pela pandemia. Isso envolveu consultas às áreas científica e da saúde. A ideia era verificar a possibilidade de promover com segurança os espetáculos tradicionais como show do lago, desfile e teatro musical, que não irão ocorrer nesta edição.
– Nossa missão como autarquia de teatro e cultura de Gramado é naturalmente fomentar o turismo e a cultura, cuidar de pessoas. Foi uma decisão de força maior. Diante dos prazos necessários para licitação e execução das estruturas dos espetáculos, a não realização dos eventos não foi uma escolha, ela se tornou imperativa. Tomamos essa decisão para cuidar da saúde pública – declarou o presidente da Gramadotur.
Conforme Carniel, a venda dos ingressos ainda não havia sido liberada justamente porque não havia certeza quanto à realização das atrações. Por outro lado, os enfeites de Natal já estão sendo fabricados e ganharão as ruas até 22 de outubro quando terá início o Natal Luz e seguirão atraindo o público até o final de janeiro.
–A decoração neste ano vai surpreender. Será bonita, calorosa, acolhedora, vai ficar marcada na história. Será perfeita para marcar os 35 anos do Natal Luz. Evitando aglomerações e zelando pelos protocolos de biosegurança comunicamos empatia e é isso que o público espera de um destino responsável. O que esperar do Natal Luz? Tanto encanto quanto responsabilidade – projeta Carniel reforçando que a Gramadotur não vai promover nenhum tipo de ação que exponha as pessoas a riscos desnecessários.
O dirigente disse que uma pesquisa apontou que para cerca de 70% dos turistas Gramado é por si só a atração desejada e que 78,5% das pessoas que visitam a cidade esperam vê-la decorada. A última edição teve público de dois milhões e lucro de R$ 7,3 milhões.