O tratamento experimental contra o coronavírus ganha uma nova alternativa em Caxias do Sul. O Hemocentro Regional (Hemocs) começou nesta semana a receber mulheres recuperadas da covid-19 para serem doadoras de plasma convalescente. O local recebeu apenas doações de homens desde que o processo se iniciou, em 22 de maio, já que mulheres possuem um anticorpo que é utilizado para defender o embrião na gravidez, o que pode causar riscos ao receptor da transfusão de plasma. Inicialmente serão recebidas mulheres que não ficaram grávidas e não sofreram abortos ao longo da vida.
Uma possibilidade para receber todas as mulheres recuperadas seria testá-las para o anticorpo anti-HLA, mas não há estrutura para realização no laboratório do Hemocs, de acordo com o enfermeiro responsável pela captação de plasma, Marcos Venicio Carvalho:
— Todas as mulheres podem nos contatar, mas para participar neste momento da doação de plasma é preciso que não tenham tido gestação. As demais podem nos procurar, mas ficarão no banco de dados neste momento — diz.
Está em estudo também a possibilidade de participação de mulheres que tiveram apenas uma gravidez, mas ainda sem conclusões, de acordo com o enfermeiro.
Mais de 100 candidatos - O Hemocs chegou a receber 102 candidatos para doação de plasma em cerca de dois meses e meio. Destes, apenas 17 efetuaram por se enquadrarem nos pré-requisitos. Muitos ainda estão em avaliação e ainda precisam passar por testes. Quarenta e três pessoas já foram excluídas. Entre as condições para ser um doador está não apresentar mais sintoma algum da covid e ser considerado recuperado há no mínimo 28 dias.
Leia mais
Doadores de sangue serão testados para covid-19 para ampliar tratamento com plasma em Caxias Hospital de Caxias realiza a 22ª transfusão de plasma convalescente
Doadores de sangue testados – Além da tentativa de obter mais doadores com a presença das mulheres, o Hemocs iniciou, no último dia 27, a testagem de todos os doadores de sangue para localizar quem já adquiriu defesa para covid. A iniciativa já começa a dar resultados: em pouco mais de uma semana foram localizados 15 possíveis doadores de plasma.
— Alguns ficaram bem surpresos porque não tinham apresentado sintoma algum — diz. Carvalho explica que, nesses casos, o doador de sangue foi assintomático para coronavírus e adquiriu anticorpo de defesa sem saber.
O Hospital Virvi Ramos, que realiza as transfusões de plasma para pacientes em estado grave, efetuou 22 procedimentos desde que Caxias iniciou com o tratamento, em maio.
O contato para agendar doação de plasma no Hemocs é (54) 9.9929-7491 e para doar sangue é o (54) 9.98418 8487 ou 3290-4543 e 3290-4580.