Pelo menos quatro residências no bairro Forqueta ficaram alagadas após a constante chuva registrada entre sábado e domingo em Caxias do Sul. Os moradores das casas localizadas na Rua Alfredo Ângelo Giacomoni já vinham registrando problemas desde a última terça-feira (30). Naquele mesmo dia, acionaram a Defesa Civil.
— Na terça percebemos que o quarto de visitas estava alagado e a água logo foi avançando para o restante da casa. Avisamos a prefeitura que veio aqui, mas ainda não fez nada. Na quinta-feira (2) veio o Samae e retirou água acumulada, mas encheu de novo naquele dia e no domingo de manhã se agravou a situação. O que conseguimos erguer, salvamos. Algumas coisas conseguimos trazer para a casa do meu tio, que foi onde nos abrigamos temporariamente — relata a moradora da casa mais atingida, Cristiane Corrêa.
Ela ressalta que as famílias não necessitam de ajuda com alimentos e cobertores e sim apenas querem que a situação seja resolvida.
— Tivemos que vir para a casa do meu tio. Mas e se não tivéssemos parente próximo, para onde iríamos?
O coordenador da Defesa Civil de Caxias, Alexandre Bortoluz, comenta que na terça-feira a situação foi verificada e repassada para a prefeitura, após levantamento dos estragos causados pelo ciclone-bomba e que em em razão da alta demanda ainda não pôde ser resolvido.
Já o secretário de obras do município, Gilberto Meletti, afirma que apesar de equipes da pasta terem ido até o local para inspecionar o problema, a situação demanda um trabalho mais complexo.
— É uma rede antiga que passa por baixo das casas. Encontramos dificuldade para achar uma solução, cavamos até três metros e não estávamos localizando a tubulação, mas queremos ver se conseguimos resolver a situação o quanto antes — explica Meletti.
O alagamento, ressalta, é causado tanto pela localização das casas — abaixo do nível da rua e acima da tubulação de esgoto — quanto pela dificuldade de vazão da água das chuvas em razão da estrutura defasada da rede.
Segundo o secretário, a equipe deve voltar ao local para reiniciar os trabalhos na manhã desta segunda-feira (6).
Defesa Civil
Famílias afetadas por destelhamentos ou que precisem de ajuda emergencial com alimentos e cobertores podem contatar a Defesa Civil de Caxias pelo número (54) 98404.0778 ou diretamente com o coordenador (Alexandre Bortoluz) no (54) 99944-1155.
Leia também
"Não vemos necessidade ainda de aplicar bandeira vermelha na nossa região", afirma presidente da Amesne
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 1.306 infectados pelo coronavírus