Depois de um mês de julho com muitas mudanças no tempo e grande volume de chuva, a Serra gaúcha pode se preparar para um mês de agosto com temperaturas acima da média. Segundo a a meteorologista da Somar, Fabiene Casamento, hoje a média de temperaturas máximas está em torno de 15ºC a 21ºC, e a previsão para agosto é que fique entre 18ºC e 27ºC. Já em relação às mínimas, a previsão é que girem em torno dos 9ºC a 15ºC.
Fabiene explica que alguns dias podem ser mais quentes, principalmente na primeira quinzena do mês, já que também não há previsão de chuva. Neste período, os ventos predominam do quadrante norte, trazendo um ar mais quente da região central do país até a região da Serra. Já na segunda quinzena de agosto o tempo ficará mais seco e, a partir da metade do mês, as cidades registrarão maior intensidade nas precipitações. A meteorologista afirma que isso ocorre por conta da passagem de frentes frias:
— Na costa do oceano Atlântico, próximo do Rio Grande do Sul, a previsão da temperatura da superfície do oceano está um grau acima da média, e isso ajuda a fortalecer as frentes frias, o que justifica o maior volume de chuva previsto na região.
No Rio Grande do Sul, a média de chuvas será entre 100 a 200 milímetros; na Serra, a previsão é de precipitação semelhante à média em agosto, que costuma ser de 145 mm em cidades como Caxias do Sul.
O primeiro final de semana do mês será de tempo firme na Serra. Confira a previsão para o sábado (1º):
Caxias do Sul: 12ºC - 22ºC
Bento Gonçalves: 12ºC - 21ºC
Farroupilha: 12ºC - 22°C
Gramado: 9ºC -20°C
Canela: 9ºC -20°C
Flores da Cunha: 9ºC - 23°C
São José dos Ausentes: 6ºC - 17°C