Cerca de 70 soldados do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) de Caxias do Sul fazem uma ação beneficente nesta quarta-feira (17). O ato é fruto de uma parceria com a Associação Mão Amiga e Mitra Diocesana. Os jovens realizam uma limpeza no espaço que irá abrigar o Recanto da Compaixão Frei Salvador com 130 vagas para idosos em situação de vulnerabilidade social. O prédio, conhecido por ser sede antiga do INSS na Rua Pinheiro Machado, passou anos abandonado e foi motivo de reclamações da comunidade já que abrigava dependentes químicos e era alvo a vandalismos e violência.
— O trabalho consiste na limpeza interna do prédio. Este local se tornará um grande espaço de vida! Um passo depois do outro e estamos vendo o sonho de ver o prédio destinado a uma ação social acontecer. O entardecer da vida é nossa responsabilidade também — diz o responsável pelo projeto Mão Amiga, Frei Jaime Bettega.
Antigo prédio do INSS, em Caxias, passa a ser de responsabilidade da Mitra e do Mão Amiga
Prédio abandonado do antigo INSS, em Caxias, pode se tornar casa para idosos
Cada parte do prédio ficará sob a responsabilidade de um arquiteto diferente. Conforme Bettega, o projeto geral está adiantado. O Recanto deverá entrar em funcionamento até o final do ano. Além disso, a organização trabalha com a ideia de que empresas "adotem" salas que serão transformadas em quartos.
Pela proposta aprovada na Câmara de Vereadores, a cessão de uso do imóvel tem validade de 10 anos, podendo ser prorrogada por mais 10. O custo com a administração dos futuros serviços e a reforma serão arcados pelas duas instituições religiosas. A Fundação de Assistência Social (FAS), por sua vez, será parceira para desenvolver os projetos sociais.