
A 20ª Campanha do Agasalho de Caxias do Sul começa neste sábado (13) com o tema "Mais do que doar, fazer sorrir!". Em função da pandemia de coronavírus, não será realizada a arrecadação de doações na Praça Dante Alighieri, que marcava o lançamento da iniciativa. Neste ano, as doações deverão ser entregues em pontos de coleta, segundo o coordenador da campanha, José Ademir Theodoro:
— São mais de 250 no comércio, mas temos ainda algumas indústrias, os terminais da Visate, condomínios e outros que vão surgindo e depois nos comunicam. Acreditamos que vamos passar dos 500 pontos.
Leia mais
Fundação Caxias tenta parceria com condomínios para doações na Campanha do Agasalho
Início da Campanha do Agasalho é adiado para junho em Caxias do Sul
A campanha, que tradicionalmente é realizada entre os meses de maio e junho, foi adiada para combater a disseminação do coronavírus. Por isso, Theodoro ressalta que a ação precisou se reinventar. A organização não trabalha com uma estimativa de número de peças que serão recolhidas.
— Nos últimos anos trabalhamos com 200 mil peças, mas esse número sempre foi superior, em média 235 mil. Em 2020 não estamos trabalhando com um número específico. Acreditamos que pelo despertar do espírito solidário, que já é uma marca do caxiense, nós possamos ter um volume que possa atender o público, que deve ser em torno de 50 mil pessoas — adianta.
Higienização e triagem das peças
A orientação é que as pessoas lavem as roupas e cobertores e higienizem as embalagens antes de levar as peças ao ponto de coleta. Serão recebidas peças em bom estado de conservação de roupas masculinas, femininas e infantis, além de calçados, cobertores e mantas.
Conforme Theodoro, a triagem ocorrerá por uma equipe de cinco pessoas. Ela começará a partir do dia 21, seguindo todas as normas restritivas de prevenção ao coronavírus:
— Eles usarão máscaras, tanto a simples como aquela de acrílico, álcool gel 70% e distanciamento. Também haverá intervalo a cada duas horas para que sejam trocadas as máscaras e feita nova higienização. Todo o material que for chegando na triagem ficará cinco dias isolado, sem ser manipulado.
Em seguida, as peças serão colocadas em um saco plástico que também será higienizado e separado dos demais. As pessoas que, em nome das entidades irão buscar o material, deverão estar com máscara. Além disso, será preciso assinar um termo de que se comprometem em seguir as regras de restrição para combater o contágio nos locais onde será feita a distribuição das peças doadas.
Saiba onde doar:
Os pontos de coleta podem ser consultados nos endereços: fundacaocaxias.org.br e www.facebook.com.br/FundacaoCaxias. Também é possível se informar na Fundação Caxias pelo telefone (54) 3223-0528.

