O entorno da barragem da Corsan, em São Francisco de Paula, será revitalizado para poder ser utilizado pela população como área de lazer. A construção do parque será viabilizada a partir de uma parceria com a Corsan, que cedeu a área ao município, responsável pelo projeto. As mudanças foram aprovadas pela autarquia estadual há cerca de dois meses e a assinatura do termo de repasse do terreno ocorreu no fim de maio.
De acordo com a diretora de projetos da Secretaria do Planejamento, Tatiane Ferreira Ribeiro, as melhorias no entorno do lago serão realizadas em etapas. A primeira delas tem custo estimado em R$ 500 mil, com a maior parte dos recursos repassados pela Corsan. Serão construídos pórtico de acesso pela Rua 31 de Março, banheiros e dois decks: um no topo de um morro e outro, flutuante, dentro da barragem. Além disso, uma trilha de quatro quilômetros que já existe será transformada em pista de caminhada e ciclovia com piso de saibro. Um estacionamento para 30 veículos será construído com o mesmo material.
— A intenção é causar o menor impacto possível — destaca Tatiane.
Os visitantes também contarão com cinco quiosques com duas churrasqueiras cada. As estruturas ficarão em um ponto mais afastado da represa e poderão ser utilizados sem custo e sem a necessidade de reserva.
As próximas etapas ainda dependem de projeto e captação de recursos. Segundo Tatiane, contudo, a ideia é ampliar a estrutura que será implantada na primeira fase, incluindo o restante da pista de caminhada.
A distância do espaço em relação ao centro da cidade será semelhante à do Lago São Bernardo, um dos mais conhecidos pontos turísticos do município. A expectativa é de que a obra possa começar em outubro, se os processos licitatórios ocorrerem de acordo com o previsto. O cronograma prevê a entrega da área à população seis meses após a ordem de início da construção.