A grande festa comunitária de Caxias do Sul não será realizada em 2021. A Festa da Uva, que completa 90 anos da sua primeira edição no ano que vem, só ocorrerá em 2022. O anúncio foi feito pela comissão comunitária e o conselho consultivo da festa após reunião na tarde desta quarta-feira (24). As datas exatas da realização do evento só serão confirmadas no começo do próximo ano.
Leia Mais
"Seria o pior formato, inclusive para as candidatas", diz secretário do Turismo sobre escolha online das soberanas da Festa da Uva
Conselho Municipal do Turismo sugere evento online para escolha de soberanas da Festa da Uva
— Foi uma decisão bastante tranquila. Houve uma unanimidade e todos concordaram em não fazer o evento em 2021, quando temos ainda muitas incertezas em relação a todos os protocolos que podem acontecer, especialmente para fazer a escolha das soberanas, que teria que acontecer ainda esse ano — afirmou a presidente da Festa da Uva, Sandra Randon, explicando que realizar o evento em 2021 poderia trazer perdas:
— Todos entenderam que fazer uma festa menor nesse momento era um risco muito grande de acabar trazendo um prejuízo para a marca Festa da Uva.
Em 2021, no entanto, a organização da Festuva pretende realizar eventos preparatórios para a grande festa no ano seguinte. O principal destes será a Festa das Colheitas, programada para ocorrer de 5 a 28 de março — cerca de um mês depois do que estava programada a Festa da Uva, que seria entre os dias 12 e 28 de fevereiro.
No dia 27 de março, o evento de escolha da rainha e das princesas da Festa da Uva será outro grande marco na preparação para o evento de 2022.
— Fazer a escolha das soberanas no último final da festa (das colheitas), representando que elas sejam fruto dessa colheita. A mudança foi uma decisão unânime, sempre no compromisso de manter nossa festa sempre na grandiosidade e imponência que ela sempre teve — afirma Sandra.
Em 2020, a Festa das Colheitas ocorreu apenas em um dos três finais de semana previstos, por conta da pandemia do coronavírus. Segundo a presidente da Festa da Uva, o evento em 2021 valorizará ainda mais a produção local:
— Na festa, a economia da cidade toda tem que estar junta, desde a rede hoteleira, restaurantes, fomentar toda a rede do turismo do município. Mas, especialmente, para nos dar a opção de fazermos a Festa das Colheitas, de realizarmos ela novamente, dando um enfoque maior para todas as colheitas que temos aqui na nossa região.
Efeitos econômicos
Segundo Sandra Randon, a conversa com os patrocinadores que estavam encaminhados para o evento no ano que vem foi tranquila. Para ela, a mudança valorizará ainda mais as marcas agregadas à Festa da Uva.
— Os patrocinadores também têm o risco de não quererem estar associados a um evento que possa trazer algum tipo de prejuízo. Porque ninguém sabe o que vai acontecer até o final do ano, até se ter uma vacina para a covid-19. Não temos noção de como vai ser — relata Sandra, contando que o cenário em 2021 seria ainda mais preocupante:
— Os patrocinadores que estavam já reservados através de lei de incentivo, a gente fica também sem saber muito bem como que vai ser no ano que vem, sem saber que tipo de aporte essas empresas e essas entidades terão de imposto de renda, de faturamento. Como será isso tudo? Por isso, nesse momento, foram todos muito de acordo e entendendo essa situação.
Segundo adiamento
A mudança de data da Festa da Uva não é novidade nos últimos tempos. Em 2017, a festa que ocorria no ano seguinte foi adiada e só aconteceu em 2019. Com isso, no espaço de seis anos, apenas duas edições do evento ocorrerão.
— Até brincamos no conselho que, bem na nossa vez aconteceu de novo. Mas estamos preparados para isso. Acredito que causaria um impacto muito maior nós afirmarmos uma festa para o ano que vem com toda essa insegurança. Para a Festa da Uva é preciso uns três meses para montar a estrutura — diz Sandra, explicando que para a Festa das Colheitas será necessário no máximo um mês de preparação.
Segundo a presidente da Festuva, nem a realização de uma festa de dimensões menores diminuiria os riscos de sua realização:
— Mesmo ela sendo menor, precisaria contratar fornecedor, equipe para levar esse material. Se a feira não ocorre, esses contratos precisam ser pagos da mesma forma.