A Rede de Ensino Caminho do Saber, de Caxias do Sul, não deixará a festa junina passar em branco neste ano. Em decorrência da pandemia, a instituição de ensino vai promover a festividade no formato drive-thru, com direito a arraiá online. Serão dois finais de semana reservados para a comemoração: 20 e 27 de junho.
A primeira data será reservada para a educação infantil, e ocorrerá das 13h às 16h, no Prédio 1 da Caminho do Saber. O arraiá online inicia às 17h. O dia 27, por sua vez, será voltado às turmas do Ensino Fundamental e Médio. Os menores, do 1º ao 4º ano, participarão do drive-thru das 13h as 16h, e do arraiá a partir das 17h. Enquanto os estudantes dos anos finais — 5º ao 9º anos — e ensino médio poderão participar do drive-thru das 16h às 18h e da festa online a partir das 19h.
O drive-thru vai contar com entrega gratuita de kit junino, e também vai arrecadar doações para a campanha "No caminho da Solidariedade". Além de interação à distância com os professores, para que os alunos possam matar as saudades dos docentes, e entrega de uniformes para a próxima campanha "Troca Troca de Uniformes".
O correio elegante, tradicional brincadeira de festa junina, também será viabilizado. Os alunos farão cartinhas em casa e, quando participarem do drive thru, as entregarão na escola. As homenagens serão destinadas aos profissionais de saúde e pacientes que lutam contra a covid-19 em hospitais de Caxias do Sul.
Para participar do arraiá caipira, cada aluno receberá o link do aplicativo ZOOM e poderá interagir com seus colegas. Os professores também vão participar, promovendo outras atividades lúdicas, como a quadrilha junina, por exemplo.
Entenda as campanhas:
:: No Caminho da Solidariedade
A campanha arrecada agasalhos, alimentos não-perecíveis, luvas, máscaras e toucas, que serão destinadas à instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em ajudar, podem fazer as doações na própria escola, das 9h às 17h. Na festa junina, o intuito da escola é ampliar as arrecadações.
:: Troca Troca de Uniformes
Os alunos doam uniformes que não servem mais. Esses são guardados pela escola e destinados a outros estudantes. Cada doação dá direito a um ticket por peça. Ou seja, se o aluno doar uma peça, pode trocar por outra do seu tamanho.
Leia também:
MPF recomenda que prefeitura de Caxias abra licitação para contratar nova gestão da UPA Zona Norte
Tríssia Ordovás Sartori: Quase pode ser tudo ou nada