Uma parceria formada entre a UBS do bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, e a Escola Estadual de Ensino Médio Província de Mendoza resultou em uma bela horta que beneficiará a comunidade. Fátima Ramos, agente comunitária da saúde na UBS Cruzeiro e uma das responsáveis pelo projeto, conta que a ideia surgiu para ajudar não só com uma alimentação mais saudável.
— A ideia surgiu com a preocupação com a saúde mental das pessoas, porque como agente comunitária, a gente tem os grupos de saúde mental e a importância de uma alimentação saudável — conta.
A ideia existia há cerca de dois anos, mas saiu do papel apenas no final do ano passado. As primeiras mudinhas, por sua vez, foram plantadas em maio deste ano.
— Com o contato com a comunidade conseguimos alguém para mexer na terra, conseguimos um agrônomo voluntário. Depois que tudo isso aconteceu, fui atrás das pessoas que gostariam de adotar os canteiros. Então, são sete pessoas e sete canteiros — explica.
Com a ajuda da comunidade, uma parte do pátio da escola que, segundo Fátima, estava ocioso transformou-se em horta de alface, cebolinha, rabanete, cenoura, entre outras. Além disso, agora, também estão sendo plantadas árvores frutíferas. São cerca de 10 unidades já plantadas. Agora, eles pensam em como fazer o uso desses alimentos.
— Cada um que adotasse o seu espaço, se quisesse, poderia doar uma pequena parte para a escola, para enriquecer a merenda dos pequenos. Mas, com a pandemia, tudo parou. Eles estão plantando, com os devidos cuidados, cada um indo num dia, sem aglomerações — relembra os planos.
Outra ideia que surgiu foi a criação de feiras orgânicas, o que também foi descartado, no momento, em decorrência da pandemia.
— Eles estão plantando e cuidando, mas como é algo que se iniciou recentemente, em maio, a gente ainda não definiu como vai fazer depois. A gente tinha projetos, mas eles vão ter que ser modificados — conta.