As agências dos Correios de Caxias do Sul têm registrado baixa procura por cadastros do auxílio emergencial. O serviço é disponibilizado desde segunda-feira (8) em todo o país para pessoas que não possuem acesso ou não têm familiaridade com a tecnologia. Até então, a solicitação era realizada somente por meio da internet ou de aplicativo de celular disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.
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A reportagem percorreu quatro das principais agências da cidade na manhã desta quarta-feira (10) e em nenhuma encontrou contribuintes em busca do benefício. Nas agências Lourdes e Rio Branco, por exemplo, havia poucos clientes entre 9h30min e 10h e desde o início da semana ninguém solicitou o cadastro.
— No início do auxílio emergencial o pessoal vinha pedir informações, aí encaminhávamos para a Caixa, porque não tínhamos esse serviço. Agora não veio ninguém — revela a atendente Elisete Siqueira, da agência Rio Branco.
A agência do bairro São Pelegrino atende com frequência pessoas que buscam o serviço, segundo a atendente Daniela Fim. Contudo, somente nesta quarta o sistema foi liberado na unidade e, até as 10h, ninguém havia comparecido para encaminhar o benefício.
— Todos os dias tem procura por cadastro e informações, mas encaminhávamos para a Caixa porque o sistema não estava funcionando — afirma.
Já na agência Centro, a mais movimentada da cidade, apenas uma pessoa realizou o cadastro desde segunda-feira. A unidade chegou a reservar um guichê apenas para os atendimentos do auxílio emergencial, mas a fila que se formava por volta das 10h desta quarta era de pessoas que buscavam outros atendimentos.
Além dos cadastros, as agências também disponibilizam a consulta do processo de análise para aprovação do benefício. Por dia, por exemplo, a agência Centro têm atendido cerca de cinco pessoas em busca de informação. Mas os Correios alertam que a consulta só vale para quem realizou o cadastro nas agências da estatal. Quem encaminhou a solicitação via aplicativo ou site da Caixa deve verificar a situação pelo telefone 121 ou pelo site consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta. O contribuinte que solicitou o benefício pelos Correios, pode utilizar os canais digitais também, além das agências. É importante observar ainda que o pagamento do auxílio emergencial é realizado somente via Caixa, por meio de uma conta digital.
Para organizar o atendimento, os Correios criaram ainda um calendário para atendimento de acordo com a data de aniversário do beneficiário (veja abaixo). Em Caxias, contudo, o modelo ainda não foi adotado devido à baixa procura.
COMO SOLITICAR O BENEFÍCIO NOS CORREIOS
Documentos necessários
- Documento de identificação com foto e nome da mãe
- CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular
- Dados bancários ou documento de identidade para abertura de conta social em nome do titular
Requisitos para solicitação
- Ter mais de 18 anos
- Ser trabalhador autônomo ou informal
- Ser mãe adolescente
- Ser estrangeiro que moram no Brasil
- Não receber benefício previdenciário ou seguro-desemprego, com exceção do Bolsa Família
- Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00)
Calendário de atendimento*
Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro
Terça-feira: nascidos em março e abril
Quarta-feira: nascidos em maio e junho
Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro
Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro
*O calendário não foi adotado até agora em Caxias devido à baixa procura.