O prefeito do município de São Marcos, Evandro Kuwer (MDB), fez um pronunciamento online na manhã desta segunda-feira (4) para confirmar oficialmente o primeiro caso de covid-19 na cidade. Kuwer e a secretária de saúde Cristiane Castilhos informaram que o paciente é um caminhoneiro de 60 anos.
Ele viajou para diversos estados como Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina por cerca de um mês. O exame foi realizado no paciente na última quinta-feira (30) em atendimento no Hospital Beneficente São João Bosco, mesmo dia em que ele retornou a São Marcos, já com sintomas. A confirmação por parte do Laboratório Central do Estado (LACEN) ocorreu no domingo (3). O caminhoneiro está em isolamento domiciliar. Nenhum familiar apresentou sintomas até o momento e todos também são monitorados durante isolamento.
De acordo com a secretária Cristiane Castilhos, São Marcos tem três casos suspeitos. Destes, dois testes foram enviados para confirmação do Lacen nos últimos dias e um terceiro foi encaminhado nesta segunda-feira. São Marcos já aplica testes rápidos a pacientes com sintomas gripais. Foram adquiridos mais de 400 testagens em um investimento de cerca de R$ 20 mil dos cofres municipais.
Novo decreto – Durante o pronunciamento, o prefeito afirmou que haverá uma reunião do gabinete de crise na tarde desta segunda-feira (4) e que um novo decreto com outras regras para funcionamento de estabelecimentos poderá ser publicado.
— É para regularizarmos algumas situações, para continuarmos controlando. Não é momento de nos apavorarmos, mas de termos cuidados — disse
Kuwer chegou a sinalizar a possibilidade de voltar a fechar o comércio local.
— Se a população não colaborar, daqui a pouco teremos que fechar comércio e empresas. Ele (o paciente) estava na linha de frente do trabalho, mas quem não precisa sair, não saia. Não façam reuniões, jantares coletivos — solicita
Conforme o prefeito, São Marcos estaria na linha de classificação de cor laranja no estado. A partir do dia 6, municípios gaúchos serão divididos por cores, conforme a gravidade da situação de contágio. A bandeira laranja representa risco médio.
Em março, São Marcos havia determinado toque de recolher à população durante a noite, mas em 16 de abril, a prefeitura decidiu por decreto municipal autorizar a abertura do comércio com restrições mesmo que o governador Eduardo Leite tivesse mantido a proibição para a Região Metropolitana da Serra Gaúcha.