
Começou nesta segunda-feira (18) a vacinação contra a gripe na rede pública de saúde para quem tem entre 55 e 59 anos e para professores. A meta nessa fase é vacinar 25,7 mil pessoas em Caxias do Sul. Conforme a Vigilância Epidemiológica, os postos de saúde estão abastecidos com doses.
De acordo com a diretora interina da vigilância, Rita Mota, existe uma preocupação com a baixa procura pela vacina. Entre crianças e gestantes, que iniciaram a imunização na semana passada, por exemplo, a taxa está em 20% aproximadamente. Outra preocupação é com os caminhoneiros: cerca de 800 se imunizaram, número considerado baixo.
Em Caxias, a meta geral foi atualizada e agora é alcançar 170 mil pessoas – antes, eram 150 mil. Podem se vacinar: gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a seis anos incompletos, pessoas com deficiência, idosos, profissionais da saúde, doentes crônicos, presos, adolescentes que cumprem medida socioeducativa, trabalhadores do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas e trabalhadores portuários.
A vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas favorece o combate à pandemia. É que ela pode ajudar a descartar o diagnóstico de agravamento de síndrome respiratória pela influenza. Além disso, com menos pessoas doentes por causa da gripe, há mais leitos disponíveis para tratamento da covid-19.
Leia também
Novo prefeito de Farroupilha inicia mandato com mais de 20 exonerações e junção de pelo menos cinco secretarias
Sem aulas, alunos de Caxias se sentem despreparados para encarar vestibular e Enem
Liminar impede trabalho infantil em empresa de Serafina Corrêa