CORREÇÃO: os cachorros ficaram ilhados no Arroio Pinhal, não no Arroio Tega. A informação permaneceu incorreta das 17h23min do dia 5 de maio até 11h15min do dia 6 de maio. O texto foi corrigido.
A forma como quatro cachorros ficaram ilhados no Arroio Pinhal, em Caxias do Sul, ainda é um mistério para os bombeiros que os resgataram por volta do meio-dia desta terça-feira (5). Após uma descida de 20 metros pelas margens da BR-116, até o início de um paredão de sete metros de altura — onde foi necessário o uso de equipamentos de rappel — os militares conseguiram acessar o local onde estavam os animais. Os bichos estavam próximos de pequenas cavernas que ficam dentro do paredão.
Acionada por moradores do bairro Vila Verde, a guarnição do bairro Cruzeiro iniciou a operação às 10h30min. Quatro bombeiros participaram da operação que, mesmo encerrada, ainda gera curiosidade.
— A gente não sabe como chegaram e nem há quanto tempo estavam ali. Estava tudo cercado por água. Até tinha uma pedra próxima, mas que eles não conseguiam alcançar — afirma o sargento Tiago Martins de Carvalho.
Segundo ele, dois moradores próximos escutaram os uivos e chegaram a tentar acessar o local, porém, devido ao grau de dificuldade, acionaram os bombeiros, que atuaram com equipamentos de segurança.
Ainda conforme o sargento, após o resgate, um dos cães ficou assustado e acabou fugindo. Os outros três — uma fêmea e dois machos — estavam em boas condições de saúde e foram levados ao Canil Municipal.