Zonas de instabilidade seguiram atuando sobre grande parte do RS na quarta-feira (13), principalmente, no período entre a madrugada e o inicio da tarde. Houve registro de chuva em diversos municípios serranos.
O cenário muda nesta quinta-feira (14), com a chegada de um sistema de alta pressão atmosférica ao Rio Grande do Sul. Esse sistema inibe a formação de nuvens carregadas e, com isso, o tempo volta a ficar firme em todo o Estado, com predomínio de sol em todas as regiões.
Na Serra Gaúcha, o amanhecer foi de céu encoberto, mas o sol apareceu logo no começo da manhã, e o dia será ensolarado. Apesar disso, o frio começa a se intensificar na região e as baixas temperaturas voltam a marcar presença, devido à influência do vento que sopra do quadrante sul (responsável por trazer o ar frio das áreas polares para o continente).
As mínimas ficaram próximas de 2°C durante a madrugada em diversos municípios da Serra, como Antônio Prado, Campestre da Serra, Cotiporã, Fagundes Varela, Ipê, Nova Roma do Sul, São José dos Ausentes e São Marcos. Nessa região, assim como na Campanha, também havia possibilidade de ocorrência de geada ao amanhecer. As máximas também não sobem muito na Serra. Em Caxias do Sul, amanhecer foi de céu encoberto, mas sol dissipou a nebulosidade ainda nas primeiras horas.
Na a sexta-feira (15),o tempo permanece firme, mas o frio passa a se espalhar pelo território gaúcho. De acordo com a Somar, uma massa de ar polar ganha força no RS, fazendo com que as temperaturas mais baixas atinjam mais áreas do Rio Grande do Sul. Há condições para geada na Serra. As mínima da região, 1°C, são esperada em Muitos Capões, Pinhal da Serra e São José dos Ausentes.
Leia também
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 93 infectados pelo coronavírus
Região da Serra Gaúcha passa de 850 contaminados pelo coronavírus
Samuara Hotel tem suspensão temporária de operação