A Secretaria Municipal da Saúde confirmou o primeiro surto de covid-19 em um ambiente fechado de Caxias do Sul nesta sexta-feira (29). O foco é um frigorífico de Ana Rech. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, infectologista Andréa Dal Bó, são 12 casos positivos e outros suspeitos que dependem de confirmação. A secretaria terá uma reunião com a direção da empresa na próxima segunda-feira (1º) para estabelecer um plano de contingência.
- É um surto em caráter inicial, de dimensão menor se comparado a outros frigoríficos da região. São 12 pessoas de diferentes setores - revelaAndréa.
Os casos foram diagnosticados por meios de testes realizados pela Secretaria da Saúde. A empresa deve realizar outros exames a partir de agora. Os resultados foram sendo conhecidos em dias diferentes ao longo desta semana.
- Desde o dia 23 de março, estamos trabalhando em conjunto nos frigoríficos. Eles são obrigados a notificar casos de síndrome gripal. Foram feitos alguns testes do PCR e houve a confirmação. Há também um setor de triagem nessa empresa, onde são medidas as temperaturas e os sinais vitais - diz Andréa.
Conforme a infectologista, nenhum paciente está hospitalizado e os sintomas são considerados leves, com quadro de febre baixa e dor de garganta, por exemplo.
Os surtos em frigoríficos vêm sendo registrados com certa constância no mês de maio, na Serra Gaúcha, caso de Nova Araçá e Garibaldi.
Em nota, a JBS, responsável pelo frigorífico de Ana Rech, destacou o afastamento de trabalhadores com indicação médica.
Confira a nota completa:
A JBS informa que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores para o enfrentamento à covid-19 em todas suas unidades.
Tão logo teve a confirmação do primeiro caso de covid-19 em sua planta de Ana Rech (RS), a empresa seguiu com todas as medidas previstas em seu protocolo - afastando todos os casos com indicação médica e monitorando 100% dos demais colaboradores. Entre as medidas previstas também estão a desinfecção geral da unidade.
A companhia vem atuando em conjunto com as autoridades públicas e suas ações seguem as recomendações dos órgãos de saúde e também do protocolo dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia. A JBS contratou especialistas do Hospital Albert Einstein e de médicos infectologistas para apoiar na construção das medidas de prevenção e na proteção aos seus colaboradores