O pai de um dos bebês internados com coronavírus no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, disse ao Pioneiro, na tarde desta quarta-feira (13), que o filho não passou por testagem antes de ir para casa, logo após o nascimento. O relato diverge do que havia sido afirmado na terça (12) pelo secretário da Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, de que todos os bebês nascidos no município passam por testagem padrão, independente de apresentar ou não sintomas.
Nesta quarta, o titular da pasta mudou a sua versão e disse que são testados os bebês que os pais apresentam algum sintoma. O hospital também se pronunciou através de nota.
Leia mais
Bebês não são do grupo de risco para o coronavírus, mas precisam de cuidados especiais
Recém-nascidos com coronavírus estão internados em UTI de Bento Gonçalves
De acordo com o professor de 28 anos, que mora em Carlos Barbosa, o menino, que nasceu no dia 28 de abril de 38 semanas, foi testado após a hospitalização. Os primeiros sintomas na família começaram a aparecer no último dia 3, um domingo, quando o homem diz ter apresentado febre.
Na segunda-feira (4), ele buscou atendimento em Carlos Barbosa e diz ter aguardado a consulta em uma sala isolada com outras cinco pessoas. Em seguida, recebeu um documento que informava ser caso suspeito e que deveria ficar em isolamento domiciliar. Não satisfeito, ele resolveu fazer um teste de coronavírus em Porto Alegre. O resultado positivo veio na quarta-feira (6), quando o bebê também começou a apresentar um comportamento estranho.
— Ele paralisou. Parou de mamar e ter reações. No início achamos que estava só com sono e não se tinha informação de nenhum caso em bebês. Quem teve o primeiro sintoma na minha família fui eu. O único local que eu tive contato com várias pessoas foi no hospital no dia do nascimento. Não tenho como afirmar onde o bebê pegou, mas ele só teve contato com os pais e com o hospital. Nem os familiares visitaram ele — destaca o professor.
Levado para atendimento em Carlos Barbosa, a criança passou pelo teste, mas o resultado ficaria pronto somente na última segunda-feira (11). Os pais resolveram, então, realizar uma consulta em Bento Gonçalves, onde a criança fez o teste no sábado (9) e teve a confirmação de covid-19 no domingo (10).
No momento do exame, o menino já estava internado na UTI e utilizando respirador. Ele baixou hospital na última quinta-feira (7) e na segunda-feira dispensou a ventilação mecânica. Segundo o pai, a criança está sendo acompanhada pela avó, já que ele e a esposa, de 19 anos, estão isolados em casa após ela também testar positivo. Segundo ele, o bebê segue na UTI em uma incubadora isolada e tem previsão de alta para a próxima sexta-feira (15).
Nesta quarta (13), o secretário Diogo Siqueira desfez o equívoco. Segundo ele, são testadas crianças que os pais apresentam algum sintoma da covid-19. Por meio de nota, o Hospital Tacchini confirmou estes critérios para exames em bebês e ressaltou que o contágio foi comunitário e não dentro da instituição.