Reaberta nesta segunda-feira (11) para atendimento presencial, a agência FGTAS/Sine de Caxias do Sul irá receber apenas quem fizer agendamento. A prioridade são trabalhadores com dificuldade para encaminhar o seguro-desemprego pela internet.
No primeiro dia de funcionamento após ser fechada em março devido à pandemia de coronavírus, a agência registrou filas no início da manhã. Foram distribuídas cerca de 60 senhas para o seguro e outras 27 para quem está em busca de vagas, mas outras pessoas que estavam na fila foram orientadas a fazer o agendamento. O coordenador do Sine em Caxias, Maurício Adamatti, diz que o objetivo é justamente evitar aglomerações.
— Estamos dando preferência para quem fez agendamento online e deu algum problema ou aquelas pessoas que não conseguiram fazer online e precisam vir à agência para fazer (o encaminhamento) — explica Adamatti.
O coordenador conta que a dispersão da fila nesta manhã gerou manifestações contrárias, mas ressalta que é preciso ter paciência neste momento. São apenas quatro guichês para o encaminhamento do seguro-desemprego. Outras opções para buscar atendimento são o WhatsApp 9.8432-6548, o telefone 3223-7071 ou ainda o e-mail caxias@fgtas.rs.gov.br. Mas, mesmo por esses canais, pode haver demora por causa da alta demanda. Para se ter uma ideia, são cerca de 200 contatos por dia apenas por meio do aplicativo de mensagens.
Na agência, é obrigatório o uso de máscaras. Em Caxias, os funcionários do Sine estão protegidos também com placas de acrílico que foram doadas. O atendimento ocorre das 8h às 14h, inclusive pelos meios online e pelo telefone.
Como solicitar o benefício pela internet
O encaminhamento do seguro-desemprego pela internet pode ser feito após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. No portal www.gov.br, também pode ser encaminhado o benefício. Por esse link, o trabalhador pode acessar o passo a passo.
Se a solicitação for concedida automaticamente, o beneficiário receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso isso não ocorra, o telefone 158 está disponível.
Se o sistema notificar pendências, a orientação é buscar contato com a agência do Sine local. O site da FGTAS/Sine tem a lista de telefones.
Serviços
Seguro-Desemprego: Aplicativo – Carteira de Trabalho Digital
Site: servicos.mte.gov.br
Carteira de Trabalho: Aplicativo – App CTPS Digital
Vagas de emprego: Aplicativo – Sine Fácil
Central de Atendimento do Trabalhador do Ministério da Economia: 158
Dúvidas, esclarecimentos e informações: fgtas@fgtas.rs.gov.br/(51) 3284-6000. Em Caxias do Sul, estão disponíveis o WhatsApp 9.8432-6548, o telefone 3223-7071 ou ainda o e-mail caxias@fgtas.rs.gov.br.