A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Caxias do Sul divulgou, nesta terça-feira (28), que pretende retomar as aulas de forma não-presencial a partir do dia 4 de maio. O anúncio foi feito por meio de vídeo, com explicações da responsável pela pasta, Flávia Vergani:
— A partir do dia 4 de maio, temos como proposta retomar as atividades dos docentes e dos estudantes de forma não-presencial, considerando a retomada e a continuidade do ano letivo. Essas atividades valerão como horas-letivas.
Leia mais:
Pais se manifestam a respeito de possível retorno das aulas em Caxias do Sul
Secretaria de Educação de Caxias do Sul vai recuperar horas-aula de forma presencial
Prefeitura de Caxias confirma que aulas da rede municipal vão seguir suspensas até o final de abril
A decisão ocorre após uma orientação do Conselho Nacional de Educação, que aceitará essas atividades à distância como horas pedagógicas. Além disso, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que as aulas permanecerão suspensas em todo o Estado. Conforme o atual decreto, a suspensão terminaria no dia 30 de abril.
A secretária Flávia Vergani explica que a intenção da Smed é que os professores iniciem os planos de aula que serão disponibilizados para os alunos à distância na próxima segunda-feira. No entanto, as atividades serão dirigidas, mas não ocorrerão em formato de vídeo, de forma síncrona. O Conselho Nacional de Educação avaliará a carga horária aplicada a cada uma delas.
— O material será disponibilizados aos alunos por meio das redes sociais, do site da prefeitura, do Portal da Educação, do Facebook da escola. Além de proporcionar, aos que não têm acesso aos recursos tecnológicos, o material impresso, para realizar as atividades em casa — expõe.
De acordo com a responsável pela pasta, as atividades serão distribuídas semanalmente. E, esses alunos que não têm acesso aos recursos eletrônicos, as buscarão na escola, que ficará aberta. A ideia é que os profissionais de educação trabalhem em número reduzido, de forma escalonada.
Anteriormente, a ideia era que as atividades fossem recuperadas de forma presencial, quando houvesse a retomada das aulas. No entanto, a secretária explica que, naquele momento, a ideia que se tinha do vírus era diferente:
— A gente não sabe como Caxias vai se comportar. Naquele momento, tínhamos uma ideia do vírus. Era muito cedo, e a coisa começou a ganhar uma outra proporção.
AULAS DE FORMA PRESENCIAL
A secretária acredita que, quando for possível retomar as atividades presenciais, elas ocorrerão de forma gradual.
— Elas não vão retomar 100%, vão ter uma durabilidade de três horas diária, por exemplo. E com a metade da sala de aula, por exemplo, uma turma de 30 alunos. Quinze vão para a escola na segundas, quartas e sextas. Os outros vão nas terças, quintas e sábados — explica.
Em relação aos professores, Flávia diz que os docentes serão os mesmos lecionando nesses dias. Ela explica que agora será feito um novo planejamento e distribuição de carga-horária.
No âmbito municipal, conforme a secretária, a ideia da Smed é criar o protocolo da rede municipal de ensino com o auxílio da comissão de diretores, dos próprios diretores, do Comitê de Crise, da comunidade escolar e dos professores. O documento apresentará as formalidades pedagógicas e administrativas de prevenção para quando for possível retomar as atividades.
Leia também:
Em férias e em distanciamento social, jogadores do Juventude passam tempo no videogame
Caxias do Sul registra mais um caso positivo para o coronavírus