Em meio ao cenário incerto provocado pela pandemia de coronavírus, a falta de contato direto com o mundo exterior pode provocar uma sensação constante de confinamento e preocupação. Mas o que fazer para amenizar essa situação?
Leia mais
"É o momento de desacelerar e olhar para nossas emoções", diz psicóloga
Psicóloga recomenda atividades que deem prazer e foco positivo para enfrentar período de isolamento domiciliar
Psicóloga caxiense dá dicas para pessoas depressivas lidarem melhor com o isolamento social durante a pandemia
O isolamento é social, mas você pode buscar outras maneiras de se reconectar com as pessoas. Além das inseguranças com relação às notícias e ao futuro, tivemos que aprender a lidar com o isolamento. A orientação do Ministério da Saúde permanece sendo a de ficar em casa sempre que possível. No entanto, isso não nos impede de sentir falta do habitual "sair para espairecer". Encarar a situação por uma perspectiva positiva é uma das dicas. Em entrevista à rádio Gaúcha, a psicóloga Joselaine Barros falou sobre como as pessoas podem viver melhor diante da situação:
— Tem uma coisa da Psicologia Positiva que fala muito para a gente potencializar e dar enfoque às coisas boas. Para as nossas habilidades, nossas competências... E tirar o foco do problema. Porque isso nos ajuda a ficar bem.
A partir desta segunda-feira, o Pioneiro lança uma série especial para o Instagram, com dicas breves sobre como alcançar a paz (e a calmaria!) nesse período de incertezas. Os convidados são os colunistas Frei Jaime, Pedro Guerra, João Pulita e Gilmar Marcílio, o cartunista Iotti, o rapper e educador social Chiquinho Divilas, a fisioterapeuta e ex-rainha da Festa da Uva Roberta Veber Toscan, a psicóloga Relim Hahn e o presidente da associação de Umbanda Caxias, Saul de Medeiros.
Quer saber o que eles indicam para passar o tempo e buscar um pouco de tranquilidade durante esse período? Acompanhe no Instagram do Pioneiro (@jornalpioneiro), a partir desta segunda-feira.
Confira o primeiro vídeo da série: