Apesar do retorno gradual às atividades econômicas, municípios da Serra realizam ações de conscientização sobre a importância de manter o isolamento social em momentos de lazer. Em Caxias do Sul e Gramado, as prefeituras fizeram abordagens ao longo do final de semana de Páscoa.
As barreiras de orientação instaladas pela prefeitura nos dois principais acessos a Gramado abordaram cerca de 1,2 mil veículos. O levantamento é da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, que também aponta que em determinados momentos do sábado (11) houve movimento acentuado e, por isso, calcula que outros cerca de 100 carros entraram na cidade sem serem parados. As barreiras foram instaladas na RS-115 e na RS-235
Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, o movimento foi bem menor que o comum na Páscoa em Gramado, mas maior que nos finais de semana anteriores. O município costuma realizar programação alusiva à data, que foi suspensa neste ano devido à pandemia. Ainda assim, o secretário conta que a quantidade de pessoas circulando foi o suficiente para gerar aglomerações na região central, como próximo à igreja.
Conforme o secretário, a maior parte dos visitantes do final de semana saiu de cidades próximas, principalmente do Vale do Paranhana, do Vale dos Sinos e da capital. Os turistas foram orientados a manter uma distância de dois metros, respeitando a recomendação de órgãos de saúde, e também foram informados de que hotéis, parques e o comércio estavam fechados, com exceção de lojas de chocolate, mercados e farmácias.
Leia mais
Parques e praças são fiscalizados para evitar aglomerações em Caxias do Sul
Cidades da Região das Hortênsias têm programação de Páscoa cancelada e pontos turísticos fechados
Prefeitos da Serra e do Litoral temem aumento de visitantes no feriado de Páscoa
Já em Caxias do Sul, a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social trabalhou articulada com outros órgãos, como Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias, Brigada Militar e Polícia Civil. Foram realizadas rondas em espaços públicos, com foco em praças e parques no sábado (11) e domingo (12). Foram cerca de 1,5 mil pessoas orientadas. Elas receberam fôlderes sobre o uso de máscaras e que ensina como fazer uma caseira.
Segundo o diretor da secretaria e coordenador da Defesa Civil, Alexandre Bortoluz, a força-tarefa passou por cerca de 20 locais. Entre eles, praças como a da Bandeira e a Dante Alighieri, onde Bortoluz aponta que houve inclusive grande circulação de idosos, que são grupo de risco para a doença.
— A população ainda não se conscientizou que precisa se resguardar, ainda mais agora que está chegando o inverno — comenta o diretor.
Além da abordagem individual, houve divulgação por meio de alto-falantes da mensagem sobre o isolamento social.