Na tarde desta quinta-feira (16), aglomerações ocorreram em frente da Farmácia Básica Municipal, que localiza-se na rua Sinimbu, nº 2.231, em Caxias do Sul. De acordo com Álvaro Kervald, caxiense que faz parte do grupo de risco para covid-19, por ter doença crônica, havia mais de 100 pessoas na fila.
— A prefeitura está preocupada em abrir o comércio, mas não consegue controlar uma simples aglomeração em frente a farmácia do CES — explica.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que são distribuídas 66 senhas. Destas, 10 pessoas aguardam dentro da Farmácia e o restante está na calçada. Conforme a assessoria de imprensa da pasta, esse é um problema antigo, e a única solução seria descentralizar as farmácias.
Conforme Kervald, as senhas forram distribuídas, efetivamente. No entanto, como o número de pessoas aguardando era muito significativo, os cidadãos não ouviam quando eram chamados e, por isso, se aglomeravam na calçada. No seu caso, ele alega ter aguardado das 13h30min às 15h na Farmácia.
— Não questiono o tempo, mas o risco de estar todo mundo "um em cima do outro", se aglomerando. Se tivesse um mega fone para chamar o número, já ajudava — opina.
Segundo o secretário de Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a aglomeração ocorreu apenas nas primeiras horas da tarde, mas, por volta das 15h30min tudo já estava contido. Ele explica o motivo para tal:
— Hoje é o primeiro dia da distribuição da farmácia do Estado (medicamentos que vêm mensalmente da capital para Caxias). Eles anunciam previamente e não cabe a nós questionar. Então, o que acontece é que de manhã estava tranquilo, mas, depois do almoço, todo mundo resolveu sair ao mesmo tempo. Tinha cerca de 60 pessoas que não sabem respeitar a fila, o que gera aglomeração. Agora (por volta de 15h30min), não tem mais.
Ainda, de acordo com a Secretaria de Saúde, a partir desta sexta-feira (17), a Guarda Municipal será responsável por organizar as filas em frente a Farmácia Básica.