*Com informações do repórter Jeferson Ageitos.
O isolamento total de Vila Jansen, no interior de Farroupilha, terminou nesta quinta-feira (2). Há duas semanas, por determinação da prefeitura, os cerca de 300 moradores foram colocados em isolamento depois que um homem com coronavírus visitou a comunidade. Desde o dia 19 de março, ninguém podia entrar ou sair da vila.
Leia mais
Prefeito de Farroupilha busca novo 1º escalão para o fim do mandato Prefeito decreta isolamento domiciliar para moradores da Vila Jansen em Farroupilha
Durante o isolamento de 14 dias, somente um mini mercado e um posto de combustíveis do distrito puderam funcionar normalmente. O decreto obrigou o fechamento de bares e qualquer estabelecimento com aglomeração de pessoas. Em casos de extrema de necessidade por alimentos ou remédios, apenas uma pessoa podia sair da residência para adquirir os produtos.
Segundo o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Davi André de Almeida, atualmente, nenhum dos moradores apresenta sintomas da covid-19, nem mesmo os familiares do homem infectado. O paciente está bem e foi encaminhado para consulta médica, onde deve receber o diagnóstico final nos próximos dias.
— Eles (moradores) foram liberados, mas continuam com a orientação de distanciamento social, como o restante de Farroupilha — explica o diretor-geral.
Conforme o boletim mais recente, há 15 pacientes com suspeita da doença em Farroupilha. Destes, 12 são profissionais da saúde. Os outros três casos em investigação são duas mulheres e uma criança de seis anos.