Espalhar pensamentos positivos, fé, esperança e pedir conscientização dos adultos sobre a necessidade de isolamento social foi a maneira que a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos de Aprender de Fagundes Varela encontrou para interagir com os alunos e familiares. As professoras pensaram em lançar uma campanha para divulgar com frases, desenhos e fotografias as mensagens dos alunos e um pedido aos pais ou responsáveis: fiquem em casa. Com a hashtag #tudovaificarbem, mais de 90 estudantes aderiram à campanha lançada no dia 22 de março.
Com o tema É tempo de espalhar amor! Esperamos encontrá-las bem e em casa, a escola incentiva as famílias a desenvolver atividades com as crianças, compartilhar momentos e dividir carinho e solidariedade, contagiando a comunidade, com fotos e sorrisos dos pequenos. A ideia é semelhante as iniciativas lançadas na Itália, um dos países mais afetados com a pandemia de covid-19. Lá, as crianças também escreveram frases de conscientização, incentivo, confiança e esperança contra o vírus.
— A ideia é espalhar mensagens positivas para o mundo pelas redes sociais. Propomos esse movimento para as nossas crianças também e a adesão foi fantástica. Pedimos que eles pendurem desenhos e mensagens nas janelas, sacadas, varandas, portas e pátios das casas. Depois os familiares fotografam e nos mandam por aplicativo de mensagem para publicarmos na rede social e criar uma corrente de fé e de solidaridade — ressalta Roberta Maria Rigo, diretora da escola.
Além das mensagens, a escola lançou no domingo, outra iniciativa: Conta pra mim. A ideia é que os alunos contem histórias em momentos em família e as atividades sejam gravadas.
—Podem ser histórias para contar, poemas para brincar ou um conto para encantar. Crianças, pais, vovôs, e professores estão convidados a entrar na brincadeira para ocupar o tempo, curtir os momentos em casa e espalhar esperança — complementa ela.
Confira as fotos e mensagens no Facebook da EMEF Caminhos do Aprender.
Veja abaixo algumas das fotos, frases e mensagens das crianças: