Em Caxias do Sul, é comum a aglomeração de pacientes na calçada da Rua Sinimbu, em frente ao Centro Especializado de Saúde (CES), na área central da cidade. Basta passar pelo trecho para verificar a situação que é praticamente diária. São pessoas que buscam medicações na Farmácia Básica Municipal e na Especializada.
Leia mais
Cuidados ao espirrar e higiene das mãos: como proceder no deslocamento até a unidade de saúde
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Coronavírus: como e quando buscar ajuda em Caxias em caso de sintomas
Acompanhe os casos descartados, suspeitos e confirmados na Serra
Fechamento de academias e abrigo de moradores de rua: as 15 determinações mais impactantes em Caxias do Sul
Na manhã desta quinta-feira (19), a cena se repetia: idosos e crianças aglomerados, mesmo que em um lugar aberto e ventilado, dividiam o mesmo espaço, em meio a técnicos de enfermagem e médicos. Mas, desta vez, os profissionais de saúde usavam máscaras. A aglomeração que faz parte do dia a dia chama a atenção em um momento em que é preciso evitar contatos tão próximos como prevenção para evitar a contaminação pelo coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avalia estratégias para reduzir as filas. Ao mesmo tempo, o município liberou funcionários acima de 60 anos e estagiários do trabalho como forma de prevenção e, com a demanda diária, a retirada de medicações acaba demorando um pouco mais.
Leia mais
Academias amanhecem fechadas após decreto para combater o coronavírus em Caxias
Primeiro paciente de Farroupilha com coronavírus está em isolamento domiciliar
Após ônibus lotados, prefeitura de Caxias do Sul determina retorno imediato de horários dos coletivos
A SMS reduziu a entrada para evitar aglomerações no espaço. Somente seis pessoas acessam as farmácias, enquanto os demais aguardam na calçada, que é ventilada. A secretaria orienta ainda os pacientes mais idosos ou que têm problemas de saúde que alterem os horários de retirada dos remédios para não enfrentar filas: a recomendação é evitar o primeiro horário da manhã, não ir acompanhado e nem levar crianças até as farmácias.
O horário também será alterado para os pacientes tenham mais tempo para retirar os remédios. A partir de segunda-feira (23), o atendimento será das 7h30min às 17h.
Leia também
"O momento é de colocar a saúde dos empregados e da sociedade acima dos interesses da empresa", afirma técnica de entidade
Contenção avança na região, mas faltam leitos de UTI
Com escolinhas infantis fechadas, saiba o que fazer para manter a rotina das crianças