CORREÇÃO: A idade do paciente é 42 anos e não 32 como informado anteriormente. A informação equivocada partiu da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul e permaneceu publicada das 21h39min de quarta-feira (11) até 05h25min desta quinta-feira (12).
O paciente de Caxias do Sul que teve o diagnóstico confirmado de coronavírus havia passado pela Itália. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira (11). Trata-se de um homem de 42 anos, que esteve em Milão, e apresentou sintomas no dia 29 de fevereiro. O primeiro atendimento foi ambulatorial, quando o paciente apresentou febre, mas não houve necessidade de internação. A partir disso, o paciente foi colocado em isolamento domiciliar e continua sob observação.
A confirmação de que ele havia contraído o vírus foi confirmada às 19h25min desta quarta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. Conforme o secretário municipal de Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, o paciente já não apresenta mais sintomas, mas ficará em isolamento até completar 16 dias, o que deve ocorrer neste domingo.
— O paciente está orientado a ficar separado e quando sair do isolamento precisa usar uma máscara. Ele mora com duas pessoas, que também estão sendo acompanhadas — detalha Castro.
Ontem, a secretaria não tinha informações do período em que o paciente esteve na Europa e quando ele retornou para Caxias do Sul. A companhia de voo foi contatada para identificar os passageiros que estavam próximos a ele na viagem de volta ao Brasil. O secretário ressalta que o momento não é de pânico e sim de se preparar para fazer a contenção do vírus. Por enquanto, a situação em Caxias do Sul é considerada de nível 1, isto é, quando há menos de 100 casos. Até esta quarta-feira (11), três pessoas com suspeita de terem contraído o coronavírus seguiam sendo monitoradas em Caxias: um paciente é uma criança de um ano que reside na Espanha e veio a Caxias visitar familiares, o segundo é um homem que viajou a Paris e Londres e o terceiro caso suspeito é uma jovem que retornou de um intercâmbio na Itália.
— Nos preparamos para ter agilidade na contenção do vírus. O importante é acalmar a população e adotar bons hábitos de higiene — ressalta o secretário.
Na coletiva de imprensa, a médica infectologista Andréa Dal Bó, diretora das vigilâncias em Saúde de Caxias do Sul, afirmou que uma capacitação a respeito dos procedimentos relacionados à covid-19 está sendo disponibilizado de forma online para profissionais (técnicos, enfermeiros e médicos) das redes pública e privada do município.
— Além disso, temos um plano de contingência e estamos preparados para todos os tipos de alerta — explicou Andréa, afirmando que Caxias do Sul também possui planos de contingência para os níveis 2 (de 100 a 500 casos confirmados), 3 (acima de 500 casos) e 4 (para situações com mais de mil confirmações).