Em meio a um sistemático cancelamento e adiamento de eventos, muito por conta da orientação do governo federal, conforme anúncio da última sexta-feira (13), a organização da Festa das Colheitas, que ocorre no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul, decidiu por manter a programação.
- A nossa festa é um evento local, e ressaltamos que estaremos agindo com muito cuidado e iniciativas voltadas à prevenção - justifica a presidente da Festa da Uva, Sandra Mioranzza Randon.
Leia ainda:
Festa das Colheitas, em Caxias do Sul, mostra o que os produtores têm de melhor
Festa das Colheitas, em Caxias do Sul, oferece três finais de semana de tradição e sabor
No comunicado enviado pela Comissão Comunitária da Festa da Uva, responsável pelo evento, diz que eles estarão acompanhando os desdobramentos da evolução do coronavírus na Serra Gaúcha e serão respeitadas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, caso seja necessário, o evento terá nova data de realização. No entanto, até o momento, a programação está mantida.
No início da tarde de sábado (14), o movimento era tímido. Para se ter uma ideia, no estacionamento não haviam 40 automóveis por volta das 14h3omin. Nos corredores, poucas pessoas transitavam, e dentre elas, um menor número ainda fazia compras. Na praça de alimentação, haviam cerca de 30 pessoas sentadas lanchando e ouvindo o pocket show da cantora caxiense Fran Duarte.
Diversidade de produtos
A Festa das Colheitas é composta por 11 casinhas de distritos, 28 expositores de agroindústria e 40 expositores na área superior, que vendem produtos como móveis, roupas e artesanato.
- Entre ontem e hoje, eu não vendi R$ 300 em produtos. E olha que é início de mês, que o pessoal está com o dinheiro. A feira está bonita, mas deve vir pouca gente - desabafa a artesã Maria Inês Benati, 65 anos, de Monte Belo do Sul.
A expectativa do sábado ficava por conta da esperança por mais público à noite. Pelo menos essa era a esperança do produtor Renato Sartori, 28, da banca do 1° Distrito.
- Nessa banca nos dividimos em sete famílias, por dia, ficamos em duas pessoas nos dividindo no atendimento. Mas está fraco o movimento. Espero que a noite melhore.
Confira abaixo a galeria de fotos deste sábado, dia 14 de março, na Festa das Colheitas:
Clube de Mães Girassol
Um grupo de 19 senhoras, integrantes do Clube de Mães Girassol, do município de Roca Sales (distante quase 100 km de Caxias), chegou ainda na manhã de sábado, dia 14, para conferir a programação da Festa das Colheitas. Entre elas, dois consensos de frustração: primeiro, que a feira é bem menor do que a Festa da Uva, e segundo, estranharam que haviam poucos visitantes.
Perguntadas se não estavam preocupadas com o coronavírus, uma delas, bem humorada, respondeu:
- Ah, não! Não estamos preocupadas, não. Porque nós temos imunidade alta e não vamos pegar coronavírus - brincou Clarice Dendee, 57 anos.
Além das frutas e dos produtos de agroindústria, o que mais chamou a atenção de Izaura Deconto, 67, foram as orquídeas.
- Em todo lugar onde eu vou, sempre compro uma, porque sempre acabo encontrando um tipo que eu não tenho ainda - revela.
Associação Casa dos Artesãos
Quem ocupa o espaço da Secretaria Municipal da Cultura, neste primeiro final de semana de Festa das Colheitas, é a Associação Casa dos Artesãos. São peças produzidas por sete artesãos, entre elas, a Marlei Godoi, 63.
- Nos inscrevemos para participar da Festa das Colheitas lá na Secretaria da Cultura, e então eles selecionaram as pessoas. Nesta semana, somos nós aqui, em sete. Mas na próxima semana, serão outros artesãos - explica Marlei.
Atualmente, a Casa do Artesão tem 68 integrantes. No dia 26 de março haverá uma triagem para quem se interessa por trabalhos manuais. Os interessados podem se inscrever no Sine ou por telefone 3039.0349.
PROGRAME-SE
O quê: Festa das Colheitas.
Quando: Sábado (14) e domingo (15), e prossegue nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de março.
Quanto: entrada é gratuita. O estacionamento custa R$ 18, por dia.
Onde: Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva em Caxias do Sul.
Horário de funcionamento: sábados, das 10h às 22h e, domingos, das 10h às 21h.
Patrocínio: Sicredi, Rede SIM e Freuden Beer Cervejas Artesanais, com apoio do Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Marelli, Prefeitura de Caxias do Sul, Supermercados Andreazza, Unimed, Marcopolo, Supergasbrás por meio da Central Gaúcha de Gás.
Financiamento: Pró-Cultura RS.