Durante o período de recesso das atividades em Caxias do Sul, devido ao coronavírus, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) garante que, mesmo sem o pagamento da conta de água, o serviço não deve ser cortado no período de 60 dias, a contar do dia 18 de março.
Após estes dois meses, se a rotina da população caxiense estiver dentro da normalidade, será avaliado como ficarão os juros na cobrança para aqueles que não pagaram. Ainda não se sabe de quanto será o reajuste, segundo a assessoria de imprensa, essa questão ainda deve ser avaliada. No entanto, está garantido a opção de parcelamento durante o pagamento.
– As contas não vão deixar de ser emitidas, a legislação diz que nós cobramos uma vez por mês durante 12 vezes no ano. Então, conforme o consumo for acontecendo, a gente vai emitir as contas. Se não conseguir fazer o pagamento na rede bancária, aguarda pra gente estudar novas medidas – destaca Idair Antônio Moschen, presidente do Samae.
Ainda conforme a assessoria de imprensa, os leituristas do Samae, profissionais responsáveis pela leitura do hidrômetro, estão com as atividades suspensas desde o último fim de semana e devem permanecer assim até 5 de abril. Por isso, até esta data, a conta de água de cada residência será cobrada dentro da média de gasto mensal conforme contas anteriores.
Os boletos continuam sendo entregues via correio, mas caso haja atraso, a consulta do valor poderá ser feita no site do Samae e ser pago por meio de aplicativos bancários. Outra opção são os caixas eletrônicos que continuam funcionando normalmente ou em agências bancárias, onde o atendimento segue, mas com agendamento prévio.
– As pessoas tem que se preocupar em manter suas contas em dia, essa é uma medida (boleto emitido pelo site) única e exclusivamente pra reduzirmos o movimento de pessoas dentro da loja comercial – explica Moschen.
Devido ao isolamento domiciliar de grande parte da população, o consumo de água será maior, porém o Samae ainda não tem um percentual, já que o isolamento teve início faz poucos dias.
INFORMAÇÕES
Além da página do serviço no Facebook, o contato com o Samae também pode ser feito pelo telefone 115. Já conversas via Whatsapp estão disponíveis em três números telefônicos: (54) 99148-4373, (54) 99174-1457 ou (54) 99250-1019 para dúvidas sobre o consumo de água.
CONTA DE LUZ
Na terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as distribuidoras de energia não têm autorização para cortar o serviço das residências durante 90 dias em todo o Brasil. Em pronunciamento divulgado no próprio site, a autarquia ressalta que mesmo com a isenção do corte do serviço por três meses, os clientes estão sujeitos a cobranças:
"É importante destacar que isso não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, previstas na legislação, inclusive a negativação do inadimplentes em cadastros de crédito." enfatiza a Aneel.