Nos próximos meses, funcionários do consórcio que reúne as empresas Manesco e Planos estarão em campo levantando dados e fazendo estudos sobre os mais de mil quilômetros de rodovias estaduais que serão concedidos à iniciativa privada. Entre eles estão os trechos de sete estradas das regiões da Serra, Campos de Cima da Serra e Hortênsias (confira abaixo), que somam 398,73 quilômetros – 258,73 deles já pedagiados e sob administração da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e outros 140 de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Ao todo, 18 estradas passarão por avaliação no Estado, em um total de 1.028 quilômetros de extensão. O consórcio foi contrato por meio de licitação para fazer o estudo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o qual o Estado firmou parceria.
O start para o trabalho de campo foi dado na última terça-feira na primeira reunião entre as secretarias de Governança e Gestão Estratégica e Extraordinária de Parcerias, o banco e as empresas. Segundo o secretário Claudio Gastal, a Planos atua na área de engenharia e finanças e a Manesco na área legal e tributária.
– Começamos a discutir o plano do projeto, de colocar as equipes em campo, começar as análises e medições e verificar os cenários. Estamos no início de uma jornada que deve levar um ano até a consulta pública dos editais de concessão – declarou Gastal.
Em 20 dias, o consórcio entregará um cronograma de ações ao governo. Durante o processo, as empresas compilarão dados existentes da EGR e também farão novas medições de volume de tráfego, por exemplo. A partir disso, serão definidas as medidas que serão adotadas para qualificar as rodovias, como duplicações, implantação de terceiras faixas e obras de segurança viária para as comunidades próximas, entre outras.
O secretário explica que não haverá um único edital para os 1.028 quilômetros de rodovias. Os trechos devem ser agrupados:
– Nossa ideia é, até abril (do ano que vem), ter 100% das rodovias já tendo passado ou em consulta pública para avaliação do edital, com projeto pronto. Agora, começamos a analisar qual o melhor forma de agrupar as rodovias no sentido de dar maior atratividade ao mercado e, também, mais relação custo benefício e razoabilidade no pedágio.
A expectativa da região é quanto à duplicação do trecho da RS-122 entre Farroupilha e São Vendelino. Outra expectativa é sobre se haverá ou não novos pontos de pedágio. Atualmente, são dois postos de cobrança sob a responsabilidade da EGR, um na RS-122, em Flores da Cunha, e outro na RS-235, em Gramado. O valor é de R$ 7 em cada um. Esse mesmo consórcio apresentou o plano sobre a RS-287, que terá duplicação total e três novas praças de pedágio no trecho de 204 quilômetros entre Santa Maria e Taquari.
Na região
Quais são as rodovias sob estudo
Trechos sob administração da EGR
RS-122:
:: Entre a RS-240 e a RS-446 em São Vendelino - 39,09 quilômetros
:: Entre a RS-453 (Caxias) e RS-437 (Antônio Prado) - 49,67 quilômetros
RS-235:
:: Entre a BR-116 (Caxias) e Gramado - 34,64 quilômetros
:: Entre a RS-115 (Gramado) e Canela - 7,67 quilômetros
:: Entre Canela e RS-020 (São Francisco de Paula) - 34,01 quilômetros
RS-466:
:: Entre Gramado e RS-235 (Canela) - 7,22 quilômetros
RS-020:
:: Entre a RS-235 (Canela) e o acesso norte a São Francisco de Paula - 6,35 quilômetros
:: Entre a RS-235 (Canela) e o acesso a Três Coroas - 21,87 quilômetros
RS-453:
:: Entre a BR-386/RS-129 (Estrela) e RS-470 (Garibaldi) - 58,21 quilômetros
Trechos não pedagiados
RS-122:
:: Entre a RS-446 (São Vendelino) e a RSC-453 (bairro Santa Fé, em Caxias) - 41 quilômetros
:: Entre a RS-437 (Ipê) e BR-116 (Campestre da Serra) - 39 quilômetros
RS-446:
:: Entre RS-122 (São Vendelino) e BR-470 (Carlos Barbosa) - 15 quilômetros
RS-453:
:: Entre BR-470 (Bento Gonçalves) e Caxias - 29 quilômetros
VRS-813:
:: Entre Farroupilha e BR-470 (Garibaldi) - 16 quilômetros
Fonte: governo do Estado
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