Nove cabeças de gado foram apreendidas ao longo desta terça-feira (11) na reserva ecológica Parque dos Pinhais, no distrito de Vila Seca, em Caxias do Sul. A área fica no entorno da barragem Marrecas é preservada devido à existência de nascentes que abastecem a represa. A ação foi conduzida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com apoio da Guarda Municipal.
Segundo o diretor-presidente da autarquia, Idair Moschen, servidores do Samae já identificaram pelo menos 60 animais na área, todos pertencentes a propriedades vizinhas. Nesta quarta-feira (12) e nos próximos dias, as apreensões devem ter continuidade até a retirada de todo o gado da reserva.
— Existe a malandragem de alguns vizinhos que cortam a cerca e permitem que o gado adentre. Isso é crime ambiental — alerta.
Os animais foram conduzidos para uma área cercada dentro da própria reserva. Para resgatá-los, os proprietários devem apresentar comprovação de posse, assinar termo de ajustamento de conduta e pagar os custos de alimentação durante o período de apreensão.
De acordo com Moschen, caso os proprietários não se apresentem em 48 horas, uma nova medida será tomada. O mais provável é que os animais sejam transferidos para outras fazendas, a serem definidas. Para isso, a autarquia já está firmando parcerias com boiadeiros para realizar a captura e o transporte.
— Agora é apenas uma advertência. Se isso continuar acontecendo, é multa judicial. A partir de março vamos apreender o gado e vamos fazer, inclusive, registro policial — revela.
Conforme o Samae, os nove animais apreendidos nesta terça representam 20% do total existente entre todas as represas de Caxias. Denúncias podem ser encaminhadas à autarquia pelo telefone 115.