Uma comitiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS) irá a Brasilia na próxima quarta-feira (12) para convidar o presidente Jair Bolsonaro à inauguração da fábrica de grafeno. Participarão do encontro o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, representantes do projeto na universidade e ainda o deputado federal Bibo Nunes (PSL) que foi quem agendou o encontro, marcado para as 9h.
A inauguração ainda não teve data confirmada pela reitoria, mas deve ocorrer no mês de março. Com isso, Caxias do Sul passará a ser reconhecida como cidade sede da primeira fábrica de grafeno da América Latina, com capacidade produtiva de 500 quilos do produto ao ano.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Gimenez, o desenvolvimento do projeto para produção de grafeno no parque de ciência e tecnologia da universidade iniciou há cerca de um ano, sendo que as pesquisas já ocorrem desde 2016. A produção com aplicação direta e venda do produto será realizada por meio de parcerias com a iniciativa privada, fase que ainda está em tratativas.
— Uma das principais áreas de excelência da UCS é a de Engenharia e Ciência dos Materiais. O fato de ter a produção de grafeno em escala industrial só vem a contribuir para a aplicação e testes de produtos que beneficiem a indústria local. O novo produto deve trazer novas parcerias, gerando ainda melhores produtos, aumentando a competitividade para o setor industrial — afirmou Gimenez.