As causas do incêndio que ocorreu na área de pintura e acabamentos da empresa Randon Implementos na madrugada desta sexta-feira (7), em Caxias do Sul, estão sendo apuradas, segundo nota encaminhada pela assessoria de imprensa do Grupo Randon. Segundo a nota, dois funcionários estavam no local, mas ninguém se feriu. Ainda no início da manhã, a previsão dada pela empresa era de que essa área de pintura retomaria as atividades no início da tarde mas, ao final da manhã, informou que as atividades serão retomadas no fim de semana.
Conforme a nota, a cabine de pintura atingida ocupa uma área de cerca de mil metros quadrados de um total de 110 mil metros quadrados da área da Randon Implementos, o que representa pouco menos de 1% da área industrial da empresa. Segundo o grupo de empresas, se tratou de um princípio de incêndio, que foi logo controlado pela Brigada de Incêndio e pelo Corpo de Bombeiros.
Leia mais
Incêndio de grandes proporções atinge empresa Randon em Caxias do Sul
Os bombeiros informaram que o combate às chamas durou cerca de duas horas entre o controle do fogo e o rescaldo, sendo utilizados dois caminhões da corporação. O fogo foi registrado por volta de 1h20min.
Segundo as Empresas Randon, não haverá impacto relevante na produção da Randon Implementos porque a fábrica tem outras cabines de pintura não atingidas pelas chamas e que são capazes de atender a demanda.
Um incêndio que também ocorreu em um setor com atividade de pintura na Randon Implementos foi registrado em janeiro de 2018. Naquela ocasião, 15 funcionários foram levados para observação e cuidados no Hospital do Círculo por conta da inalação da fumaça — uma pessoa teve ferimentos leves em uma das pernas.
Segundo a nota, o fato de 2018 não teve nenhuma relação com o desta sexta. A companhia afirma que, após a ocorrência de dois anos atrás, reforçou melhorias na infraestrutura, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, além de treinamento de seus profissionais. O texto ressalta que todas as fábricas das Empresas Randon contam com equipe de Brigada Interna de Incêndio.
Confira a nota na íntegra:
As Empresas Randon informam que as causas do princípio de incêndio desta madrugada na área de pintura e acabamentos da Randon Implementos, em Caxias do Sul, estão sendo apuradas. A cabine atingida ocupa uma área de cerca de mil metros quadrados, de um total de 110 mil metros quadrados da área da fábrica da Randon Implementos. Isso representa menos de 1% da área industrial da empresa. Não haverá impacto relevante na produção da Randon Implementos. A companhia possui outras cabines de pintura capazes de atender a demanda, as quais não foram atingidas pelas chamas. As atividades do setor de pintura, que inicialmente estavam previstas para retornarem na tarde desta sexta-feira, serão retomadas durante o final de semana. Dois funcionários estavam no local e ninguém se feriu.
As Empresas Randon reforçam que mantêm em constante aprimoramento suas políticas de prevenção a acidentes. Após a ocorrência de 2018, fato que não teve nenhuma relação com a que ocorreu nesta sexta-feira, a companhia reforçou ainda mais melhorias na infraestrutura, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, além de treinamento de seus profissionais. Todas as fábricas das Empresas Randon contam com equipe de Brigada Interna de Incêndio.