Pessoas que passaram pela Rua Sinimbu, próximo à equina com a Rua Marechal Floriano, no centro de Caxias do Sul acompanharam uma situação incomum na tarde desta sexta-feira (21). Por volta das 14h20min, o Corpo de Bombeiros e a Fiscalização de Trânsito iniciaram uma operação para prestar apoio ao resgate de dois trabalhadores que estavam sobre um andaime suspenso, no último andar de um prédio comercial ainda em construção.
Um dos técnicos de edificação envolvidos na obra, Cassiano Pereira, afirma que não houve um acidente de trabalho.
— O afastador, peça que serve para o equipamento não danificar a fachada, soltou, mas os cabos do andaime e que prendiam os funcionários individualmente continuaram presos — explica o profissional, destacando que os homens que estavam na estrutura possuem treinamento de alpinista e que a remoção foi tranquila.
Populares relataram que no momento da queda um forte estrondo chamou a atenção, fazendo com que diversas pessoas que passavam pelo local acompanhassem a operação de alinhamento e descida do andaime, que levou aproximadamente 40 minutos.
O funcionário público João Francisco Leal Luiz, 65, estava na Praça da Bandeira após fazer compras na Feira do Agricultor e disse ter acionado os bombeiros assim que percebeu a situação.
— Escutei um barulho muito forte, quando olhei pra cima o andaime estava bem inclinado. Não demorou dez minutos os bombeiros e fiscais já estavam aqui — relatou.
Após a estabilização do andaime, os bombeiros ainda realizariam uma verificação no local para averiguar se houve irregularidade na instalação do equipamento.
Leia também
Domingo de Carnaval terá passe livre em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias fará inventário de imóveis quase cinco anos após determinação do governo federal
Conheça as candidatas ao Prêmio Empreendedorismo Feminino 2020