O nascimento de um bebê é um dos momentos mais importantes na vida de alguns animais: é o caso das araras-canindé, também conhecidas por outros nomes, como arara-de-barriga-amarela, arara-amarela, arara-azul-e-amarela... No último mês, o nascimento de um filhote de arara foi comemorado pela equipe do Gramadozoo, na Serra.
Leia mais
Tucano debilitado encontrado em casa de Caxias do Sul será levado para Gramado
Aves resgatadas do tráfico são encaminhadas ao Gramadozoo
O bebê, um macho, passou pela primeira avaliação clínica nesta quinta-feira (9). No procedimento, os veterinários pesaram a ave, que está com 960 gramas. Em quase um mês, foi um ganho de peso de mais de 900 gramas, segundo o veterinário Renan Alves Stadler, que atua como responsável técnico do Gramadozoo:
— Ele nasceu com aproximadamente 30 gramas. Está crescendo super saudável, com formação da plumagem.
Conforme a equipe do zoológico, o ovo eclodiu em 10 de dezembro de 2019, depois de 26 dias de incubação. O filhote passou a ser monitorado desde o nascimento, mas permanece no ninho junto aos pais, que estão cuidando dele muito bem.
Vale lembrar que essa é a primeira reprodução de arara-canindé no Gramadozoo. A espécie, ameaçada de extinção, é encontrada no Brasil da Amazônia ao Paraná. O animal também vive em países como Panamá, Colômbia, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. As araras são uma espécie monogâmica, ou seja, quando formam um casal, é para a vida toda.