As soberanas da 14ª La Prima Vendemmia, a rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná, estiveram em Caxias do Sul nesta segunda-feira (13) para divulgar a festa de Nova Roma do Sul. O evento ocorre nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1° e 2 de fevereiro. A comitiva já esteve em 16 municípios para convidar autoridades e a comunidade para prestigiar a tradicional festa em celebração à colheita da uva. O tema desta edição é À Luz de Lampiões, que tem a intenção de relembrar o tempo em que moradores do interior usavam lampiões para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós.
Leia mais
Nova Roma do Sul elege as soberanas da La Prima Vendemmia
Programação da La Prima Vendemmia 2020 é lançada em Nova Roma do Sul
Vindima impulsiona turismo na Serra gaúcha
Durante visita aos veículos do Grupo RBS, a rainha ressaltou que a divulgação segue em ritmo acelerado:
— A expectativa está grande porque é a primeira vez que a festa será realizada em dois finais de semana. Estamos ansiosas e trabalhando para que o evento seja um sucesso e conte com um grande número de visitantes. A organização da La Prima Vendemmia pretende atrair mais de 20 mil visitantes para a cidade durante o evento.
A entrada e o acesso aos shows artísticos e musicais são gratuitos. Também há degustação de uva, jogos coloniais e o filó encenado. Considerado um dos pontos altos de La Prima Vendemmia, os passeios ao interior saem por cerca de R$ 30, mas os turistas degustam café colonial. Os visitantes também podem colher a uva, degustá-la embaixo dos parreirais e ainda participar da famosa pisa, tradição que sobrevive em meio à avançada tecnologia da fabricação de vinhos.
Depois de Caxias, a comitiva segue em roteiros na Capital e na região metropolitana de Porto Alegre para divulgar o evento.
A FESTA
O evento é conhecido como a festa que abre o calendário de celebração da vindima no Rio Grande do Sul. Como La Prima Vendemmia ocorre no início da safra da uva, o visitante pode colher a fruta e degustá-la embaixo dos parreirais. O público ainda tem a oportunidade de participar da pisa, tradição que sobrevive em meio à avançada tecnologia da fabricação de vinhos. Essa experiência acontece durante os passeios que podem ser adquiridos na festa.
PROGRAMAÇÃO
A festa ocorrerá nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020 no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, em Nova Roma do Sul. O acesso pelo município ocorre de quatro formas: via Farroupilha pela ERS 448, pelo município de Nova Pádua, por Antônio Prado ou Veranópolis. A entrada é gratuita.
Dezenas de expositores estarão comercializando produtos durante a feira. Há espaço kids.
Os passeios no interior de Nova Roma do Sul são as atrações mais requisitadas. Os visitantes que chegam aos pavilhões podem comprar os ingressos e visitar propriedades onde o turismo rural é ofertado com café colonial. A atração é paga à parte.
Outro destaque da programação é o filó, chamado de Maior Filó da Serra Gaúcha. Ele ocorre nos dois sábados à noite, com entrada gratuita. O visitante paga o que consumir.
Haverá shows musicais com Tchê Barbaridade, Barbarella, Ragazzi dei Monti, Girotondo, Os Daltons e atração nacional com o sertanejo Loubet.
O valor de cada atividade e mais informações estão disponíveis no site do evento.