O Carnaval caxiense poderá ter outro ritmo em 2020. Assim como os blocos foram chamados pela prefeitura de Caxias do Sul para uma reunião nesta quarta-feira (15), que teve como objetivo abrir o diálogo entre o Poder Público e os organizadores, as escolas de samba, que nos últimos três anos não desfilaram por falta de repasse, também foram convocadas. O encontro ocorre na segunda-feira (20), às 17h30min, na Biblioteca Parque Largo da Estação, com possibilidade de aporte financeiro em aberto.
— Se eu disser que não terá repasse posso estar mentindo — declarou o secretário interino da Cultura no município, João Uez, quando questionado se seria disponibilizada verba pública para o Carnaval 2020 na cidade.
De acordo com Uez, algumas escolas chegaram a demonstrar interesse, registrando pedidos junto à Secretaria de Cultura para desfilar na cidade ainda neste ano. Conforme o secretário interino, ainda não há definição financeira e nem referente ao formato que o desfile se dará, uma vez que tudo será resolvido no encontro do dia 20.
Ele afirma que as reuniões com os grupos abrem as potas da Administração Municipal, movimento realizado pela gestão atual, que revogou o decreto nº 20.381, de 15 de agosto de 2019 — que estabelecia normas para a realização de eventos de caráter temporário em Caxias do Sul. Uez afirma que a prefeitura pretende elaborar um novo decreto, estabelecendo normas formatadas a partir do diálogo com a comunidade.
Acordo com os blocos
O encontro com os blocos realizado nesta quarta-feira contou com a presença de representantes do Bloco da Velha, do Bloco da Ovelha, do Bloco do Luizinho, do Bloco Maracaxias, do Bloco Cortejo Afro, Bloco Ordeo, Bloco da Ovelha Negra e Ordeu (uma nova organização carnavalesca de Galópolis).
Além de Uez, também estiveram presentes o vice-prefeito, Edio Elói Frizzo representantes de secretarias envolvidas com os eventos e da Brigada Militar (BM). Para os blocos, ficou estipulado o apoio no entorno dos cortejos, que contarão com atuação efetiva da BM, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito, assim como em anos anteriores.
Blocos que não participaram do encontro mas pretendem realizar cortejos durante o Carnaval na cidade são orientados a procurar a Secretaria Municipal de Cultura até o dia 24 de janeiro para facilitar a organização do apoio prestado.