Representantes de escolas de samba têm uma reunião com a prefeitura de Caxias do Sul marcada para a tarde desta segunda-feira (20). O encontro, que ocorre a partir das 17h30min na Biblioteca Largo da Estação, é para tentar alinhar ações que podem ser tomadas em relação ao desfile para o Carnaval 2020. O que já está definido é que a administração municipal não destinará recursos para premiação das escolas.
Conforme o vice-prefeito, Édio Elói Frizzo (PSB), o município não tem previsão orçamentária para uso no Carnaval. A montagem de estruturas, como arquibancadas, também não será feita pelo poder público, conforme Frizzo.
— O que não existe nesse momento, eu digo e reafirmo, é financiamento às escolas por conta de que não há valor no orçamento para isso. Então, isso é uma tarefa que vai ficar provavelmente para a futura administração, a partir de 2021.
Leia mais
"Se eu disser que não terá repasse posso estar mentindo", diz secretário interino sobre Carnaval 2020 em Caxias
Blocos de Carnaval terão apoio de infraestrutura da prefeitura de Caxias em 2020
Segundo o vice-prefeito, a administração municipal poderá disponibilizar serviços, como fechamento da rua em que o desfile ocorrer e banheiros químicos.
Nos últimos três anos, Caxias do Sul não teve carnaval de rua por falta de recursos. Em 2016, última vez em que as escolas organizaram desfile com dinheiro público, o município gastou cerca de R$ 380 mil - já foi R$ 200 mil a menos que em 2015. A partir de 2017, houve corte total de recursos.
Em 2020, a terça-feira de Carnaval é o dia 25 de fevereiro.
Acordo com os blocos
Na semana passada, um encontro do poder público com representantes dos blocos de Carnaval definiu que Brigada Militar, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito fornecerão apoio aos cortejos, assim como em anos anteriores. Participaram da reunião representantes do Bloco da Velha, do Bloco da Ovelha, do Bloco do Luizinho, do Bloco Maracaxias, do Bloco Cortejo Afro, Bloco Ordeo, Bloco da Ovelha Negra e Ordeu (uma nova organização carnavalesca de Galópolis).
Aqueles que não participaram do encontro mas pretendem realizar cortejos durante o Carnaval na cidade são orientados a procurar a Secretaria Municipal de Cultura até o dia 24 de janeiro para facilitar a organização do apoio prestado.