Os dois municípios mais populosos da Serra iniciaram 2020 com um número menor de beneficiários no Bolsa Família na comparação a dezembro do ano passado. No total, Caxias teve redução de 464 benefícios, enquanto Bento teve diminuição de 305.
Em Caxias do Sul, a redução foi gradual ao longo de 2019. Em janeiro, eram 7.696 famílias beneficiadas, enquanto dezembro acabou com 7.235. A tendência de queda continuou no início de 2020: são 7.232 cadastros ativos atualmente.
De acordo com Adriane Lazzarotto, coordenadora do Cadastro Único de Bento Gonçalves, uma das situações que levam à perda do benefício é o fato das famílias não comparecerem para a atualização do cadastro. Foram 87 casos assim em Bento no ano passado. Além disso, ela explica que parte das famílias está acima da faixa de renda estabelecida — também em 2019, foram 93 famílias excluídas por causa disso no segundo município mais populoso da Serra.
O programa passa por variações na quantidade de cadastros todos os meses devido à revisão cadastral realizada pelo Ministério da Cidadania. Os principais meios para averiguação são o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal e o guia de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de Informações à Previdência Social (GFIP). Além disso, as famílias devem cumprir também com o condicionamento do programa, como estar em dia com a pesagem, vacinação e frequência escolar das crianças.