A Guarda Municipal reforçou a vigilância em cemitérios de Farroupilha após uma série de furtos aos túmulos e capelas. Conforme a prefeitura, as rondas são feitas inclusive durante a noite no entorno e dentro do cemitério pelo agentes.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Gilberto do Amarante, as rondas acontecem de maneira mais intensa nos dois cemitérios públicos da cidade desde a semana passada. O objetivo da Guarda Municipal é coibir furtos e depredações que vinham ocorrendo no cemitério municipal localizado no bairro São Luiz. A prefeitura estuda ainda a colocação de quatro câmeras de segurança dentro do cemitério.
- As rondas são rotineiras. Nenhum agente permanece por tempo integral nos cemitérios, seja durante o dia ou a noite - conta o secretário.
Depredações
A prefeitura de Farroupilha contabilizou 107 túmulos e capelas furtados do cemitério do bairro São Luiz, o maior do município, na madrugada do dia 11 de janeiro. Amarante conta que esteve no local na manhã do mesmo dia em que foi notado a falta de molduras e letreiros de latão nos túmulos e capelas.
Conforme Luiz Antônio Müller, que trabalha a 40 anos na construção de capelas e túmulos, 222 peças foram levadas neste furto do início do ano.
- Roubos menores são corriqueiros. Há cerca de 30 anos atrás houve roubo dessa magnitude - diz Müller.
Por se tratar de um local administrado pela prefeitura, Amarante fez o registro da ocorrência na Polícia Civil. Segundo o delgado Rodrigo Morale, câmeras de segurança da região estão sendo analisadas para identificar os autores das depredações. Morale afirma que estes objetos que são levados são vendidos para ferro-velhos.