A demora da prefeitura de Caxias do Sul em liberar licenças para obras tem impedido a cidade de receber um investimento de R$ 4 milhões na ampliação da rede de distribuição de gás. O aporte está nos planos da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), que aguarda a aprovação de 16 projetos para implantação de 11,4 quilômetros de tubulação na cidade.
Leia mais
Caxias ganhará rede de gás natural encanado para fornecimento residencial
Biometano desponta como alternativa ao gás natural
Conheça o biogás, a fonte de energia gerada a partir de resíduos rurais e de saneamento
Na tarde desta quinta-feira (30), o presidente da empresa, Antonio Rafael Pezzella, se reuniu com o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), para cobrar agilidade na análise das solicitações. Segundo ele, as liberações têm demorado de nove a 10 meses em Caxias, enquanto em Porto Alegre as licenças são emitidas entre cinco e 10 dias. A obras, por sua vez, podem ocorrer de forma rápida, às vezes em um dia. Ainda de acordo com Pezzella, a Sulgás tem planos para a implantação de outros 29 quilômetros na área urbana da cidade, com um investimento de R$ 10 milhões.
O secretário de Urbanismo, João Uez, disse que solicitou à equipe técnica da pasta um levantamento de todos os processos relativos à Sulgás para avaliar os entraves e adotar medidas que agilizem os processos.
— Não vamos buscar apenas uma solução pontual para a Sulgás, mas também para temas parecidos. Quando buscamos uma medida procuramos fazer com que ela atenda o maior número de pessoas — observa.
As reclamações quanto à demora na análise e liberação de licenças não são exclusividade da Sulgás. A redução da burocracia interna da administração municipal é uma demanda principalmente do setor de construção civil. Tanto que diversos integrantes da nova gestão têm utilizado a expressão "destravar a cidade" para justificar a maior parte das ações.
Entre os motivos para o longo tempo de espera para a aprovação dos empreendimentos apontados por Uez estão a redução no número de técnicos responsáveis pela análise dos pedidos, que caiu pela metade em dez anos. Atualmente, são três servidores, quando não há ninguém em férias. A redução ocorreu principalmente devido a aposentadorias.
Além disso, processos internos também atrasam o andamento dos projetos. A solicitação de Informações Urbanísticas, documento essencial para o início de um projeto, por exemplo, atualmente precisa ser enviada também pela Secretaria do Meio Ambiente (Semma). A intenção é otimizar, permitindo o acesso das duas secretarias diretamente via sistema.
— Só a retomada do setor de topografia, atualmente na Secretaria do Planejamento, para a Secretaria do Urbanismo, pode reduzir um trâmite de 40 para cinco dias — projeta o secretário.
O imbróglio envolvendo o novo Plano Diretor é outro ponto que contribuiu para os atrasos, segundo Uez. Além da longa tramitação na Câmara de Vereadores, após a aprovação, a gestão de Daniel Guerra (Republicanos) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) por não concordar com as modificações realizadas pelo Legislativo.
— Você gera uma insegurança jurídica muito grande para os servidores — justifica.
Também está nos planos da secretaria a atualização de sistemas internos que permitirão serviços online e podem agilizar o trabalho dos servidores. Uez disse que a pasta está finalizando um levantamento para identificar quantos processos aguardam alguma decisão. O número deve ser apresentado na próxima semana pelo prefeito Flávio Cassina durante a sessão de abertura do ano legislativo, na Câmara de Vereadores.
Obras em andamento
Além dos projetos em que aguarda aprovação, a Sulgás iniciou, ainda no fim de 2019, a construção de dois quilômetros de tubulação para atender empreendimentos nos bairros São Pelegrino e Exposição. As obras vão permitir a distribuição de gás natural para residências, serviço inédito até então em Caxias. Ao todo, a cidade já possui 150 quilômetros de gasodutos, atrás apenas de Porto Alegre. Para este ano, também está prevista implantação de rede de gás em Gramado e Canela.