Um trajeto de aproximadamente 570 quilômetros entre Curitiba (PR) e Caxias do Sul deverá ser cumprido de bicicleta ao longo da semana pelos amigos ciclistas Eduardo Carniel, 28, e Jean Pastro, 37. A aventura começa nesta terça-feira (14) e o plano é que ela seja concluída dentro de sete dias, com chegada prevista para o dia 21 de janeiro.
Barracas, mudas de roupa, água, alimentos de reposição e, não muito mais que isso, são os apetrechos que darão suporte à dupla ao longo da jornada, que tem como objetivo principal a superação pessoal e, de quebra, pretende arrecadar doações para uma casa de acolhimento de Pernambuco.
— Decidi fazer a trilha por motivo pessoal, queria superar limites e também acredito que será um importante processo de amadurecimento pra mim. O destino foi escolhido porque meu irmão mora em Caxias do Sul. Convidei meu amigo pra participar e ele topou — conta Carniel, que é formado em Educação Física e praticante de ciclismo.
A ideia de aliar o projeto pessoal a algo que reverberasse de forma coletiva foi consolidada quando Carniel soube de um projeto da organização norte-americana Shores of Grace, que também atua no Brasil. Trata-se da Vila Betânia, casa de acolhimento que atende a meninas e adolescentes de até 18 anos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social na cidade de Recife, em Pernambuco.
Recentemente a entidade está deixando o aluguel e arrecada doações para concluir uma reforma no imóvel adquirido. A ação dos amigos ciclistas tem o objetivo de repassar R$ 100 mil ao projeto, com doações que podem ser feitas de forma online, no vakinha.com.br.
Viajando de bike
A preparação para o trajeto iniciou há cerca de um mês, com treinos físicos e o planejamento da viagem, que será realizada pela BR-116, passando por cidades como Rio Negro, no Paraná; Monte Castelo, Santa Cecília e Lages em Santa Catarina; e Vacaria, no Rio Grande do Sul.
Uma rede de apoio formada por amigos já está se formando para acolher os viajantes em alguns pontos de parada. Em outros locais a dupla pretende ficar acampada. A jornada que tem previsão de ocorrer dentro de uma semana, será cumprida com seis a sete horas diárias de pedalada, intercalada, é claro, com horas de descanso e lazer.
— O maior desafio será físico, com certeza. Mas estamos nos preparando e vamos seguir com tranquilidade para que seja um passeio também — garante Carniel.
O percurso será compartilhados pelas redes sociais dos ciclistas (@jeanfpstr / @dudzcarniel) e também pelas redes do projeto beneficiado. Além de divulgar a ação, a dupla certamente irá inspirar muitas pessoas por onde passar.
— Muitas pessoas dizem que somos loucos, mas muitas também nos dizem que gostariam de viver uma aventura assim.