A assembleia realizada na tarde desta terça-feira (14) em Porto Alegre colocou um ponto final na greve dos professores estaduais depois de 57 dias de paralisação. Por 725 votos a 593, os docentes filiados ao Cpers-Sindicato optaram por voltar às salas de aula.
— Vamos recuperar as aulas mesmo sem acordo com o governo, em respeito à comunidade escolar, mas seguiremos mobilizados e rejeitando a propoosta do governador Eduardo Leite — diz o diretor-geral do 1º Núcleo do Cpers em Caxias, David Orsi Carnizella.
Ele informa que amanhã (15) terá uma reunião no núcleo com os grevistas para passar orientações sobre o retorno das aulas.
— As escolas precisam organizar os horários especiais de recuperação. Provavelmente na quinta (16), algumas escolas já terão aulas — prevê o diretor.
Em Caxias do Sul, cerca de 7 mil estudantes ainda não concluíram o ano letivo. Doze escolas ainda não encerraram as atividades dentro de um universo de 51 estabelecimentos e 30,3 mil alunos.
A assembleia ocorreu no pátio do Colégio Cândido José de Godoi, bairro Navegantes, zona norte de Porto Alegre. Na chegada, os participantes registraram entrada e receberam credencial com o ticket no qual registrariam o voto.
O encontro foi polarizado, com muitas vaias e aplausos tanto por parte dos que desejavam o fim da greve quanto daqueles que queriam a continuidade da paralisação. Após as manifestações de representantes da categoria, 10 urnas foram instaladas para a votação.
Funcionários do Cpers realizaram a apuração acompanhados de fiscais. Pouco depois das 17, a totalização foi concluída, e o resultado anunciado.
Leia também
Quem são os dois novos vereadores de Caxias do Sul
Presidente do legislativo caxiense oficializa pedido de renúncia dos mandatos de Cassina e Frizzo na Câmara de Vereadores