O verão começou oficialmente no último domingo e já deu as caras com força no Rio Grande do Sul. Tanto que o Estado se prepara para uma temperatura recorde, na casa dos 40ºC em algumas cidades até o Ano-Novo. Na Serra não será diferente. A tendência é de que até o final de semana seja registrada a maior temperatura do ano. Conforme a Somar Meteorologia, o pico do calor em 2019, em Bento Gonçalves, ocorreu no último dia 11 (34,6ºC). Na quinta-feira (26) mesmo esse registro foi igualado.
Em Caxias, às 14h30min, o termômetro do Pioneiro marcava 36ºC com umidade de 30% na Praça Dante Alighieri. Se levarmos em conta a sensação térmica, esse número pode ser ainda maior. Conforme dados da observadora climatológica do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, Rosana Meleri, a mínima de ontem foi de 21,6ºC e, a máxima, de 33ºC, quatro décimos a mais que na quarta-feira.
O meteorologista Jonas Ribeiro, da Somar, confirma que o calorão deve aumentar ainda mais nos próximos dias:
— O verão no Rio Grande do Sul costuma ser mais seco. A umidade mais baixa e a pouca nebulosidade contribuem para isso e a radiação reflete de volta, deixando a atmosfera bastante aquecida. Teremos uma oscilação menor de temperatura e certamente uma quebra de recorde.
Chuva? Talvez no domingo.
— E pancadas isoladas, algo pontual. Estamos prevendo que este verão realmente será com chuva abaixo do normal — completa Ribeiro.
Toda essa onde de calor deve dar trégua apenas na primeira semana de janeiro, quando os termômetros voltarão a ficar na casa dos 30°C.
Garrafinhas de água e protetores solares serão, realmente, itens indispensáveis aos gaúchos ao longo de toda a atual estação.