89 pássaros silvestres, 83 gaiolas e um alçapão — utilizado para a capturas na mata — foram apreendidos pela Patrulha Ambiental (Patram) em uma residência de Farroupilha no final da manhã desta segunda-feira (23). Segundo os agentes, a averiguação realizada na Rua Caetano Grendene, no bairro Centenário, ocorreu por volta das 11h após uma denúncia.
Espécies nativas como trinca-ferro, azulão, canário-da-terra, pintassilgo, cravina, sanhaçu-frade, cardeal, azulinho, bico-duro (tupi) e coleirinho eram mantidas em uma peça embaixo da casa de madeira.
O criador, um vigilante de 36 anos, mora sozinho e relatou aos agentes que mantinha as aves para competições e comércio. Do total de aves resgatadas, 66 estavam sem registro, sendo completamente ilegais.
As outras 23 tinham anilhas de registro, porém em situação de inadimplência junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Além de ter todas as aves apreendidas, o criador responderá criminalmente.
Na tarde desta segunda a Patram ainda realizava a identificação das aves. As que não possuem registro serão soltas em habitat natural e as gaiolas serão destruídas. As aves que possuíam anilha serão destinadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Porto Alegre.