Por volta das 20h desta quinta-feira (19), quatro horas antes do horário previsto para início do atendimento parcial, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central 24 Horas, já estava com as luzes acesas e registrava movimentação de funcionários no interior do prédio. Do lado de fora, algumas pessoas tentavam entrar ou pedir informações mas eram barrados pelas portas que ainda estavam trancadas.
Leia mais
UPA Central terá atendimento parcial a partir da noite desta quinta-feira em Caxias do Sul
— Eu bati, tentei entrar, eles me olharam e não disseram nada — relata Ana Maria Corrêa, 29 anos, logo após deixar a UPA Zona Norte onde, segundo ela, os pacientes da manhã recém começavam a ser chamados para as consultas.
Moradora do Desvio Rizzo, Ana Maria acompanhava o pai, Claudenir Rodrigues dos Santos, 54 anos, metalúrgico que está há dias com dores no joelho sem diagnóstico e, consequentemente, sem medicação.
— Viemos porque ouvimos dizer que aqui já estariam atendendo, agora acho que vamos para casa e vou tentar voltar amanhã — afirmou Santos, quando soube que a abertura iria ocorrer somente às 23h59min.
Diante das portas fechadas no Centro, a vendedora Camila Ribeiro, 30 anos, aguardava o ônibus para atendimento no bairro Santa Fé. Moradora do bairro Santa Corona, essa não é a primeira vez que ela atravessa a cidade para conseguir atendimento. Desta vez, ela levava a filha de cinco anos que estava com dor de cabeça e garganta torcendo para que o tempo de espera fosse menor do que as outras vezes.
— Da última vez que fui lá quase morri — desabafou.