Os constantes problemas de telefonia no interior do município serão tema de mais uma audiência pública da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O encontro ocorre a partir das 20h desta quinta-feira (28), no salão paroquial da Igreja, em Santa Lúcia do Piaí. A audiência é uma iniciativa da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC) do Legislativo. O evento é aberto ao público.
Leia mais
Parte 1: Interior de Caxias do Sul segue sem sinal de telefonia móvel
Parte 2: Sem sinal de celular, moradores de distrito de Caxias investem na compra de antenas
Parte 3: No distrito caxiense de Criúva, sinal de celular reduz distância entre os moradores
Parte 4: Mudança na lei seria necessária para instalação de novas antenas de celular no interior de Caxias
A situação não é novidade, já que há anos os moradores dos distritos enfrentam dificuldades com a telefonia fixa e móvel e, consequentemente, com o sinal de internet. O tema se tornou uma luta de diversos vereadores caxienses.
Na pauta da audiência estão as demandas da comunidade sobre os prejuízos provocados pela falta de sinal, como atendimentos de urgência e emergência, e segurança pública. Os moradores não têm como, por exemplo, contatar os atendimentos ou acionar a polícia, já que o telefone só funciona em pontos específicos.
A comissão de vereadores está elaborando uma proposta para tornar a legislação mais flexível. A intenção é conseguir a instalação de novas antenas com menor burocracia e que atenda às necessidades dessas regiões.
CPI em 2013
Ainda em 2013, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, investigando os problemas do serviço. Entre os temas tratados estava a falta de sinal na zona rural. Uma das consequências da investigação, talvez a principal para Caxias, foi a instalação de uma antena em Criúva, em 2016.
Moradores ainda esperam soluções
Em pontos onde há estações rádio base (ERBs) - antenas que transmitem o sinal - instaladas, como nos distritos de Fazenda Souza e Vila Seca, é possível usar o aparelho, mas apenas em pontos específicos. Já em Santa Lúcia do Piaí, os moradores investiram em antenas próprias para poder usar o telefone celular.
Em agosto do ano passado, o Pioneiro mostrou o impacto diário provocado pelos problemas na telefonia para quem reside e trabalha nos distritos de Caxias do Sul.
Comissão
Integram a comissão os vereadores Arlindo Bandeira (PP), Edi Carlos Pereira (PSB), Elisandro Fiuza (Republicanos), Kiko Girardi (PSD) e Gladis Frizzo (MDB).
Leia também
Adolescente de Nova Prata que luta contra leucemia precisa de doação de sangue
Chuva impede perfurações em encosta da ERS-122 em Farroupilha
Vacinação contra o sarampo tem pontos móveis em Caxias