A Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) definiu o aumento de preços em disciplinas de graduação do ensino superior e no Centro Tecnológico UCS (Cetec) para 2020. Em reunião no final da tarde desta segunda (28), o Conselho Diretor da universidade decidiu reajustar os valores das cadeiras da UCS em 4,96%, sendo que, em alguns casos, há descontos nos preços. Para o Cetec, o índice é maior, de 6,03%. Os valores passam a vigorar em janeiro.
Os índices são maiores do que as projeções de inflação para 2019. Conforme a assessoria de imprensa da UCS, também entrou no cálculo do reajuste para os cursos de graduação a necessidade de compensação de receitas da Fucs. Entre as questões apontadas, estão a redução de programas como o Fies, a implantação do nono ano do ensino fundamental, que teve repercussão na redução de alunos ingressando no ensino superior, e repasses feitos pela Fucs para cobrir o déficit do Hospital Geral. Em relação ao reajuste do Cetec, conforme a assessoria de imprensa, foi feito um estudo de mercado segundo o qual o índice é menor que a média de escolas particulares do ensino médio, em que os reajustes ficaram entre 8% e 9%.
Leia mais
Universidade de Caxias do Sul é incluída em ranking internacional
Prefeitura de Caxias do Sul cobra R$ 2 milhões em impostos da UCS
Conforme a Fucs, também foi definida uma política de benefícios para contratação de disciplinas para o ano que vem. A Fundação afirma que vai manter programas de incentivo para a graduação, contemplando estudantes dos cursos em geral e inserindo novas opções para a área de Ciências Exatas e Engenharias, além das Licenciaturas.
Na política de incentivos para os estudantes de todos os cursos que não estejam no sistema de mensalidade fixa, haverá desconto no caso de ampliação do número de disciplinas contratadas em relação ao segundo semestre de 2019. Nos cursos de Exatas em Engenharias, para quem ingressar a partir de 2020, haverá desconto na contratação integral das disciplinas oferecidas para o período letivo; já os atuais alunos, na rematrícula, terão redução nos preços das disciplinas que compõem o tronco básico comum das engenharias, além de ser mantido o abatimento de 15% na recontratação de disciplinas em que tenham sido reprovados. Para os estudantes de Licenciaturas, haverá dois benefícios, conforme a Fucs: reajuste zero nas mensalidades para 2020 e absorção total, pela UCS, da taxa de juros do financiamento estudantil oferecido pela instituição.
O financiamento oferecido pela UCS consiste em uma linha de crédito para estudantes de todos os cursos de graduação presenciais, com parte dos juros subsidiados pela universidade. A contratação é semestral, renovável, sem limite na quantia. O tempo para o pagamento é o dobro do período contratado, ou seja, 12 meses. Para o curso de Medicina, o financiamento está disponível, mas não o subsídio dos juros.
Além do financiamento, a universidade destaca que há outros benefícios possíveis para cursos de graduação, como descontos especiais a partir de convênios entre a instituição e empresas, entidades e órgãos públicos; desconto-família; desconto para estudantes com 55 anos ou mais; desconto para membros da Brigada Militar e Seguro Educacional.