O preconceito com os vira-latas, o descarte de animais e a desinformação relacionada à castração são alguns dos problemas frequentemente citados e vividos pelos protetores dos animais. Para desmistificar esses conceitos e sensibilizar crianças e adolescentes, a prefeitura de Gramado criou o programa Nossos Bichos em parceira com a Sociedade Amigos dos Animais (Soama), de Caxias do Sul. A ação conta ainda com apoio da Associação Gramadense de Proteção aos Animais Mão Dadas, Patas Salvas.
Desde setembro, o projeto tem promovido palestras, com distribuição de material didático, em escolas municipais. A intenção, segundo a coordenadora da iniciativa e secretária adjunta de Planejamento da cidade, Adriane Casagrande, é conscientizar mais de mil jovens.
— Percebi a necessidade de realizar uma ação mais efetiva de conscientização sobre a castração. Quando sensibilizamos os estudantes, acabamos estimulando, mesmo que indiretamente, a reflexão dos familiares. Por isso, além da palestra, convidamos os jovens a trazerem seus bichinhos para que sejam cadastrados e castrados pela prefeitura — explica a secretária.
Apesar de a iniciativa Nosso Bichos ser inédita em Gramado, o conteúdo apresentado na palestra não é novo. Isso porque o material mostrado é o mesmo do projeto Plantando Sementes, criado há dez anos pela diretora de marketing da Soama, Natasha Valenti. Atuante na causa animal há mais de duas décadas, Natasha é a responsável pelas palestras.
— As crianças que participam do bate-papo recebem uma cartilha e uma carteirinha de protetor dos animais. Para os adolescentes, trago informações menos lúdicas e mais realistas. Dependo de convites das escolas para poder levar o projeto adiante. Sou muito grata à prefeitura de Gramado, que comprou a ideia e entendeu a importância de plantarmos essa sementinha de amor pelos animais no coração daqueles que são o nosso futuro.
Até o fim do ano, o projeto Nossos Bichos, que já realizou encontros em duas escolas do município, deve promover mais duas palestras.
PLANTANDO SEMENTES
— Como funciona? a diretora de marketing da Soama, Natasha Valenti, promove palestras de cerca de 40 minutos. Existem dois tipos de apresentações: para crianças até o 4º ano (com atividades lúdicas) e outra para estudantes da 5º ano em diante, com viés mais esclarecedor.
—Custo? gratuito (é cobrado apenas o deslocamento até o local).
—Quem? Escolas e empresas de Caxias e região podem aderir ao projeto. Interessados podem contatar a Natasha pelo e-mail soamasite@yahoo.com.br.