A bandeira da ecologia e do respeito a todos os seres vivos foi levantada pelo Frei Celso Bordignon durante a Bênção dos Animais que ocorreu na tarde desta sexta-feira (4) em Caxias do Sul. Cerca de 15 cachorros foram levados por seus donos até a Paróquia Santa Catarina, que promove a ação anualmente.
Citando passagens bíblicas que fazem referência à proteção animal, como a Arca de Noé, o frei destacou a importância do respeito a todos os seres, em uma visão ecológica que era pregada por São Francisco de Assis. O sacerdote também falou sobre os livros "A Vida dos Outros - Ética e Teologia da Libertação Animal", de Luiz Carlos Susin e Gilmar Zampieri e "Cântico das criaturas: ecologia e juventude do mundo", que abordam a temática.
— São Francisco dizia que todos os seres são irmãos, filhos da mãe Terra. Quando matamos ou exploramos algum animal ou queimamos alguma árvore, estamos fazendo mal a nós mesmos, porque estamos todos ligados — afirmou.
A Bênção dos Animais da Paróquia Santa Catarina é organizada pela 3ª Ordem Franciscana Secular que atua na unidade.
A hoteleira Maria Lúcia Sehbe, 61, levou seu "neto" canino, Rincon, 6, para receber a bênção.
— Ele é um cachorro muito especial, só falta conversar com a gente. Assim como gosto de receber a bênção, trouxe ele, porque sou muito devota de São Francisco de Assis, que foi um grande protetor dos animais.
Leia também
Exposição no Instituto SAMba traz olhar sobre a arte urbana de Paris
MPs entram com ação civil pública para garantir a realização da Parada Livre no centro de Caxias